Sem categoria

Patrimônio Histórico e Cultural e Licenciamento de Projetos marcam encerramento do 6º SEP

Importante causa defendida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), a preservação e conservação do patrimônio histórico foi tema de um dos painéis durante o 6º Seminário de Exercício Profissional.Com a palestra “Alterativas de preservação e recuperação de bens culturais: teoria e prática”, a arquiteta e urbanista Andrea Lanna Mendes Novais, da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Ministério Público de Minas Gerais, resgatou a importância da preservação e os cuidados de quem atua na área. “A natureza se regenera, o patrimônio histórico, não. Por isso, é importante preservar”, afirmou. Leia a entrevista completa.

A educação patrimonial, de acordo com Andrea, é a chave para que as futuras gerações saibam o valor e a importância do patrimônio histórico cultural. Ela também apresentou diferentes ações preventivas, de modo que tragédias como o da catedral de Notre-Dame, em Paris, e Mariana, em Minas Gerais, não se repitam. Além disso, citou exemplos de como o patrimônio pode servir de diferentes maneiras, transformando-se em espaços como centros comerciais, restaurantes e até mesmo sede de redação de jornal, como é o caso do “O Tempo” de Belo Horizonte. A mesa de debates foi mediada pelo conselheiro Oritz Campos, com Renata Horowitz, presidente IPHAE RS, Luis Augusto Gonçalves Costa, da Promotoria de Justiça Especializada de Vacaria e Luiz Antônio Bolcato Custódio, arquiteto e urbanista do IPHAN. Clique aqui para assistir ao painel.

6º Seminário de Exercício Profissional do CAU/RS. Mesa: Patrimônio Histórico. Foto: Maia Rubim/Sul21

Licenciamento de projetos

Para encerrar o seminário, a tarde de sexta-feira trouxe o painel sobre Licenciamento de Projetos, com apresentação do presidente do CAU/MS, Luis Eduardo Costa. Ele destacou a necessidade da desburocratização e a conscientização sobre licenciamento de projetos. A falta de mais arquitetos e urbanistas como parte de equipes em prefeituras municipais também foi lembrada na mesma de debates, mediada pela conselheira Helenice Macedo do Couto, por Vicente Brandão (presidente ASBEA/RS), Alan Silva Cury (CEP CAU/SP) e Valdir Fiorentin (vice-presidente SEASOP/RS). Assista ao painel completo.

Mesa: Licenciamento de Projetos. Foto: Maia Rubim/Sul21

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo