Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Participe do Concurso de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável”

Participe do Concurso de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável”

Print Friendly, PDF & Email

Iniciativa voltada a estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo faz parte do pacote de medidas aprovado pelo CAU/RS como resposta à pandemia.

Uma oportunidade para criar, inovar e propor soluções para enfrentar a pandemia e colaborar para uma sociedade mais saudável e segura. Este é o principal objetivo do Concurso de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável”, iniciativa voltada a profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, reconhecendo o talento e distribuindo R$ 100 mil em prêmios.

O concurso tem apoio institucional da ONU-Habitat e faz parte do pacote de medidas aprovado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) em nome da valorização profissional e também como resposta à redução da atividade econômica resultante da pandemia.

“Atento ao momento em que todos estamos vivendo, o CAU/RS busca, junto aos profissionais, soluções para tornar a cidade mais saudável. Habitação digna e saneamento são fundamentais para o ser humano sentir-se cidadão e viver com dignidade. Precisamos devolver às cidades os bens universais como ar, sol, água e espaço. E o Conselho vai ao encontro disso propondo os programas emergenciais”, declara a vice-presidente interina do CAU/RS, Helenice Macedo do Couto.

“A pandemia da COVID-19 evidenciou como é importante colocar uma ‘lente’ de saúde nos espaços urbanos e habitacionais. Portanto, iniciativas como essa contribuem para que os determinantes de saúde sejam considerados nas propostas de projeto, e como isto possibilita a implementação local da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e as diretrizes da Nova Agenda Urbana. Os dois documentos são importantes agendas de desenvolvimento e orientadores de como podemos repensar a forma que construímos nossas cidades e moradias, de modo que elas sejam mais sustentáveis, inclusivas, resilientes e, agora mais do que nunca, também saudáveis”, afirma Paula Zacarias, Analista de Programas da ONU-Habitat, organização que aporta reconhecimento internacional para a iniciativa do CAU/RS.

“O concurso traz a oportunidade de se projetar ideias inovadoras para atender a demandas fundamentais, em diversas áreas e escalas projetuais, relacionadas às questões sanitárias, ambientais, sociais e econômicas. Também é a oportunidade de apresentarmos a importância da função social do Arquiteto e Urbanista perante momentos de crise”, pontuou o conselheiro do CAU/RS e um dos organizadores do concurso, Rodrigo Spinelli.

De acordo com o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, a iniciativa “aumenta ainda mais a responsabilidade dos arquitetos e urbanistas no enfrentamento dessa nova realidade de crise sanitária. O concurso tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e reforçar a importância e relevância de nosso trabalho para a construção de uma sociedade mais saudável, da casa à cidade.”

Saiba mais

Reunindo cinco categorias, o concurso traz o desafio de propor soluções arquitetônicas com diferentes temáticas, apresentando inovações tanto para os novos tempos de convívio em quarentena quanto pós quarentena, em novas formas de vivência que se farão necessárias para a vida urbana.

Confira as categorias:

  1. Cidade Saudável: planejamento, urbanização, mobilidade, saneamento, entre outros;
  2. Espaços Públicos: parques, praças, ruas, mobiliário urbano, entre outros;
  3. Equipamentos Públicos: saúde, ensino, cultura, entre outros;
  4. Trabalho Saudável: Ambiente de trabalho comercial, serviços ou industrial, sendo estes coletivos ou individuais;
  5. Casa Saudável: ATHIS, unifamiliar, condomínios verticais e horizontais, co-livings; home-office e outras modalidades de moradia individual ou coletiva.

Serão premiadas cinco propostas por categoria: 25 prêmios para profissionais e 25 para estudantes, totalizando 50 ideias premiadas! Inscrições e mais informações para estudantes serão divulgadas em breve. Aguarde!

Profissionais de Arquitetura e Urbanismo: inscrições abertas!

Clique aqui para ler o edital completo!

 

Já segue o @caursoficial no Intagram?  Acompanhe as notícias do Conselho e fique por dentro das novidades!

 

 

  • Pin It


7 Responses to Participe do Concurso de Ideias “Casa Saudável – Cidade Saudável”

  1. É elogiável esta iniciativa do CAU/RS o lançamento do concurso
    “Casa Saudável-Cidade Saudável” principalmente nesta época que estamos atravessando, vai ser um grande acontecimento para estimular nossos profissionais, na minha humilde opinião,para levantar novamente o conceito da Arquitetura brasileira ,se faz necessário a criação de vários concursos durante o ano , para arcar com as premiações diversas empresas e 10% da arrecadação do CAU//RS poderiam contribuir para elevar o valor das premiações, com isso nosso jovens ficariam bem mais estimulados,e haveria uma boa distribuição de rendas , coisa que é muito importante em nosso país. ! Parabéns pela iniciativa.

  2. Frederico Huckembeck Neto

    Muito boa a iniciativa do CAU/RS com este tema incrível! Acho que os concursos de ideias se tornam ainda mais importantes para pensarmos o futuro.

    Só queria pontuar uma questão para refletirmos. Faz sentido pensar saúde das nossas cidades apenas com os profissionais e estudantes da Arquitetura e Urbanismo? Será que esta pandemia não nos mostra o quão obsoleto é um modo de viver sem melhor articulação entre os saberes?

    Portanto, minha sugestão é de abrirmos este concurso para mais áreas de conhecimento, sobretudo a área da saúde. Acho que nos aproximarmos mais dos outros profissionais pode nos levar inclusive a um melhor reconhecimento de nosso trabalho.

  3. Super pertinente e importante desenvolvermos mais formas de atingir um ambiente e uma sociedade colaborativa pensando na evolução da arquitetura do urbanismo e do coletivo como um elemento unificado, proporcionando um mundo melhor!

    https://www.linkedin.com/in/brunaalvesfeitosa/
    IG: @bruna.afeitosa

  4. Gostaria de saber, pois em todos os baners fala que estudante pode participar, mas no edital diz que não!!
    e ai pode ou não?

  5. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Oi, Ana! Sim, estudantes poderão participar, mas será um edital distinto, lançado em agosto.

  6. Olá,
    o concurso é voltado apenas para os profissionais registrados no CAU do Rio Grande do Sul ?

  7. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Oi, Alice! O líder da equipe deve ser profissional registrado no CAU/RS. Profissionais de outros estados podem participar, sim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*