Sem categoria

Participe do 11º Seminário de Ensino e Formação do CAU/RS

Evento online ocorrerá dias 11 e 12 de novembro, pela plataforma Zoom e também no canal do CAU/RS no YouTube.

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios e exigências de adaptações em todos os campos de atuação. Com o ensino não foi diferente. Atento às adaptações necessárias durante e também no cenário pós-pandêmico, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) promove o 11º Seminário de Ensino e Formação. Organizado pela Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/RS), o evento será totalmente online e acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro.

Ao longo dos dois dias, integrantes da comissão e convidados especiais colocam em debate o tema central do seminário: Desafios do ensino de Arquitetura e Urbanismo durante e pós-pandemia. No dia 11, o conselheiro Paulo Ricardo Bregatto recebe os arquitetos e urbanistas Gogliardo Vieira Maragno e Angelo Marcos Vieira de Arruda, além do advogado Daisson Portanova, para o debate sobre “Ensino de Arquitetura e Urbanismo Virtual – possibilidades, limites, estratégias”.

No segundo dia, os arquitetos e urbanistas Ana Maria Reis de Goes Monteiro, Luiz Augusto Contier e Mariana Martinez Wilderom participam da mesa-redonda “Do Presencial ao EAD à Pandemia: a realidade do ensino de Arquitetura e Urbanismo”, mediada pelo conselheiro do CAU/RS, Rodrigo Spinelli. No dia 13 de novembro, a Comissão de Ensino e Formação promove o Fórum de Coordenadores, encontro restrito a representantes do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul. Participe!

 

#AnotaAí:

11º Seminário de Ensino e Formação do CAU/RS

 

Programação:

11 de novembro (quarta-feira) 

Ensino de Arquitetura e Urbanismo Virtual – possibilidades, limites, estratégias

9h30 – Abertura e boas vindas: Tiago Hozlmann da Silva (Presidente CAU/RS) 

9h40 – Introdução ao painel do dia: Cláudio Fischer (Coordenador CEF-CAU/RS)  

10h – Mesa redonda sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino durante a pandemia e relações trabalhistas. 

Convidados: Gogliardo Vieira Maragno e Angelo Marcos Vieira de Arruda e Daisson Portanova

Mediação: Paulo Ricardo Bregatto 

11h – Espaço para perguntas

 

12 de novembro (quinta-feira) 

Do Presencial ao EAD à Pandemia: a realidade do ensino de Arquitetura e Urbanismo.

9h30 – Introdução ao painel do dia: José Arthur Fell 

9h40 – Mesa redonda sobre os desafios enfrentados pelo ensino presencial da Arquitetura e Urbanismo antes e depois da pandemia.

Convidados: Ana Maria Reis de Goes Monteiro, Luiz Augusto Contier e Mariana Martinez Wilderom

Mediação: Rodrigo Spinelli 

11h20 – Espaço para perguntas

 

13 de novembro (sexta-feira) 

9h30 às 11h – Fórum de Coordenadores

 

Quem é quem

Confira os currículos dos convidados:

 

Gogliardo Vieira Maragno:

Arquiteto e Urbanista pela UFPR. Doutor em Energía y Medio Ambiente en la Arquitectura (UPC – Universitat Politècnica de Catalunya – 2010), mestre em Arquitetura – Habitabilidade (UFRGS). Foi professor em universidades nos estados de Mato Grosso do Sul (MS) e Santa Catarina (SC). Professor e pesquisador na UFSC. Foi presidente, vice-presidente e ocupa cargos na diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) desde 1995. Conselheiro eleito para o CAU/SC 2021-2023. 

 

Angelo Marcos Vieira de Arruda:

Arquiteto e Urbanista, poeta e compositor, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE. Doze livros publicados, centenas de artigos e oito pesquisas em Arquitetura. Mestrado em Arquitetura-PROPAR (UFRGS), Doutorado em Educação (UFMS). Foi professor em universidades no Mato Grosso do Sul (MS). Foi Conselheiro do Conselho Nacional das Cidades do Ministério das Cidades. Atuou em diversas entidades da profissão, tendo sido Presidente da FNA, Conselheiro Titular do CAU-MS, Vice-presidente do IAB-SC, Vice-presidente do SASC e membro do Conselho Consultivo da FNA.  

 

Daisson Portanova:

Advogado graduado pela (PUCRS). Pós-graduado em Processo Civil (PUCRS) e em Direito Constitucional e Processual Civil (UFRGS). Consultor em matéria Previdenciária e de Direito Social. Acadêmico da Academia Nacional de Seguro e Previdência (ANSP), Diretor Parlamentar do |Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV). Foi diretor da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARS), foi Conselheiro da OABRS, presidindo a Comissão de Previdência Social OAB-RS e como membro da Comissão Especial de Seguridade Social do Conselho Federal da OAB. 

 

Ana Maria Reis de Goes Monteiro:

Arquiteta e Urbanista graduada e mestre em urbanismo pela PUC-Campinas. Doutora pela UNICAMP. Desde 2001 é docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Atua no Programa de pós graduação Arquitetura, Tecnologia e cidade nos seguinte temas: Formação de arquitetos e urbanistas, Ensino de arquitetura, Arquitetura moderna brasileira, Processo de projeto de arquitetura. É Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) na gestão 2020/2021. 

 

Luiz Augusto Contier:

Arquiteto e Urbanista graduado e mestre pela USP. É titular do escritório Contier Arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano. Dedicou-se por 30 anos ao magistério, por 22 anos à direção de curso de arquitetura e por 14 anos à gestão da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA). É conselheiro da FIESP.  

 

Mariana Martinez Wilderom: Arquiteta e urbanista mestre e doutora pela USP. Integra o grupo de pesquisa Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea (PC3). Atua em pesquisas nos temas de História, Teoria e Crítica da Arquitetura Moderna e Contemporânea; Arquitetura e Cidade Contemporânea na América Latina; Arquitetura Educacional. Autora de livros de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é Diretora de Ensino do IAB-SP.

 

MAIS SOBRE: EAD ensino pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo