Eventos

Palestras promovidas pelo CAU/RS reúnem profissionais e estudantes na Construsul

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) promoveu nesta quinta-feira (01/08) palestras sobre Tabela de Honorários e elaboração de contratos de serviços de Arquitetura e Urbanismo na 22ª edição da Feira Internacional da Construção – Construsul, em Porto Alegre. A abertura do evento foi realizada pelo conselheiro Alexandre Couto Giorgi.

A primeira palestra reuniu cerca de 90 pessoas interessadas em aprender a fazer o cálculo de honorários profissionais. O arquiteto e urbanista Agente de Fiscalização Rodrigo Jaroseski apresentou o histórico de criação da Tabela, destacando sua importância para a valorização da categoria. O valor de um serviço em arquitetura precisa considerar custos como luz, deslocamento e manutenção do escritório, por exemplo. O Fiscal do CAU/RS também realizou uma simulação de projeto, utilizando o aplicativo que auxilia os profissionais a realizarem o cálculo de honorários.

Durante a segunda palestra, os Assessores Jurídicos do CAU/RS Flávio Salamoni e Suzana Gerchmann falaram sobre a elaboração de contratos de serviços de Arquitetura e Urbanismo e os tópicos indispensáveis para assegurar direitos e deveres de profissionais e clientes. O objetivo do painel foi desmistificar a ideia de contratos são complicados. A palestra abordou a importância em seguir os prazos estipulados pelo código civil e a NBR 16.636, que dispõe da elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Também foi comentada a diferença entre prestação de serviço e empreitada, algumas informações que devem constar em cada etapa do contrato e os riscos de um profissional desenvolver atividades que não são propriamente voltadas para ele. “Queremos que vocês estejam bem protegidos nas suas relações de contratos”, comentou a palestrante.

Hoje (02/08) é o último dia de Construsul e o furgão do CAU/RS está presente realizando atendimentos e coleta biométrica para os profissionais. Acompanhe o site e as redes sociais do Conselho para ficar por dentro da agenda de eventos e ações de atendimento e fiscalização do CAU Mais Perto na capital e interior do estado:

Facebook | Instagram

Galeria de fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Livro celebra os 80 anos da Praça Internacional, na fronteira entre Brasil e Uruguai

Pular para o conteúdo