Editais

Organização dos acervos do IAB RS conta com patrocínio do CAU/RS

Projeto já é referência no âmbito da Rede Nacional de Acervos de Arquitetura e Urbanismo.

O departamento gaúcho do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), entidade com 101 anos de atuação no país e 73 no Rio Grande do Sul, trabalha na constituição e aprimoramento dos seus conjuntos arquivístico, bibliográfico e museológico. O IAB RS dispõe de um recém criado Arquivo Histórico, possível a partir de patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Em 2021, um novo Termo de Fomento foi assinado com o CAU/RS para dar continuidade ao trabalho iniciado em 2019. O curso de Museologia da UFRGS é parceiro científico do Instituto no projeto Acervos e o trabalho já é reconhecido como referência no âmbito da Rede Nacional de Acervos de Arquitetura e Urbanismo.

O CAU/RS financiará as ações de organização dos repositórios, que incluem a contratação de empresa de Arquivologia e a coordenação de pesquisa e gestão de acervos por parte de profissional arquiteto e urbanista do campo do patrimônio cultural. Assim, o projeto contribui para a construção de mecanismos de estudo da história do ensino da Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul e no Brasil, considerando que foi por intermédio do IAB RS que se consolidou o ensino superior em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além de documentos de valor histórico, concursos de projetos, prêmios e exposições de arte, há documentos institucionais e coleções como o conjunto de estojos de instrumentos para desenho de Milton Mattos e a coleção de livros sobre Arquitetura Antiga, Medieval, Bizantina e de patrimônio cultural riograndense, brasileiro e luso-brasileiro da professora Glenda Pereira da Cruz.

Como resultado, pesquisadores e comunidade poderão acessar o conteúdo do Acervo IAB RS para produção de artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses ou, simplesmente, saber mais sobre o ofício de arquitetos e urbanistas ao longo da história!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS revoga Edital de Educação Patrimonial

Ajudar a quem precisa: CAU/RS realiza doação à Casa Estudantil de Porto Alegre

Unisinos divulga resultados de pesquisa patrocinada pelo CAU/RS

Pular para o conteúdo