Sem categoria

O avanço do Nenhuma Casa sem Banheiro em Lajeado

Cidade do Vale do Taquari está entre as três parceiras do projeto especial lançado pelo CAU/RS em resposta à pandemia.

Foto: Vinícius Mallmann

Situada no Vale do Taquari, com cerca de 85 mil habitantes, Lajeado foi uma das três cidades a iniciar de forma emergencial o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro. A iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) é coordenada pela equipe do Gabinete de ATHIS, composta pelos arquitetos e urbanistas Paulo Henrique Soares e Sandra Becker, coordenador institucional e coordenadora operacional do Gabinete, respectivamente.

Após realizar um chamamento público de profissionais em setembro, abrindo edital de seleção para o município e região, três profissionais de Arquitetura e Urbanismo foram contratadas para executar e acompanhar os projetos das nove famílias de baixa renda que serão beneficiadas pelo projeto no município.

A concretização do Nenhuma Casa sem Banheiro em Lajeado foi possível por conta da parceria com a Sociedade de Arquitetos e Engenheiros do Vale do Taquari (Seavat), que contratou as arquitetas e urbanistas Cláudia Kuhn, Sarita Tiecher e Josiane Scotton a partir da abertura do edital do CAU/RS. 

Além da Seavat, o NCSB acontece com o apoio do projeto de extensão Habitar Bem e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) da Univates, da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS).

A coordenadora local da Seavat, Caroline Lengler, confia no legado que o NCSB poderá deixar para o município. “Deste projeto, que além de ser economicamente viável e envolver a população em geral, talvez nasçam novas iniciativas para melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes. Estamos lutando para criar um banco de materiais e acredito que iremos conseguir. Esta já é uma grande vitória que ficará para cidade, fruto deste projeto. A Univates e a prefeitura, por meio da STHAS, estão conosco em todos momentos. Juntos, auxiliamos as profissionais selecionadas, que estão super engajadas, é um verdadeiro trabalho em equipe! Todos têm direito a uma vida digna, e é muito bom saber que nosso esforço vai melhorar a vida de algumas pessoas inicialmente. Se tudo der certo, este projeto será implantado nos planos de governo da nossa cidade!”.

Foto: Vinícius Mallmann

Saiba mais

Um investimento de mais de R$ 500 mil pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e que deve beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas de baixa rendaO projeto especial “Nenhuma Casa sem Banheiro” foi lançado em junho e tem por objetivo viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas.

O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à COVID-19 que foram aprovadas durante a 108ª Plenária do CAU/RS, realizada em formato online.

A iniciativa também foi destaque em matéria da coluna “Pensar a Cidade”, do Jornal do Comércio, no portal G1 RS, no site da ONU-Habitat, entre outros veículos e entidades.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo