Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS, Oportunidades » Novidades sobre o Programa ATHIS Casa Saudável

Novidades sobre o Programa ATHIS Casa Saudável

Print Friendly, PDF & Email

Pesquisa sobre moradia e saúde em Santa Rosa e organização de banco de materiais em Pelotas fortalecem iniciativa do CAU/RS.

O mês de abril, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, tem sido de boas notícias para o programa ATHIS Casa Saudável, uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). 

Em Santa Rosa, onde o programa avança desde o segundo semestre de 2020, foi realizada uma reunião para marcar o início de um projeto de pesquisa sobre moradia e saúde. A pesquisa será realizada por uma equipe interdisciplinar, incluindo profissionais da Arquitetura e Urbanismo e da área da Saúde, e contará com a participação da Fundação Municipal da Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Rosa (APEA.SR).

O objetivo é reunir dados quantitativos e qualitativos dos possíveis efeitos e impactos que as melhorias habitacionais realizadas pelos arquitetos e urbanistas tiveram na saúde das famílias atendidas pelo programa. A pesquisa analisará fatores biológicos, psicológicos e sociais. “As restrições de isolamento impostas pela pandemia do novo coronavírus impediram que começássemos ainda no ano passado, mas agora temos a expectativa de realizar o estudo em Santa Rosa tanto em 2021 quanto 2022”, explica a assessora técnica do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Sandra Becker. O projeto encontra-se em elaboração e será encaminhado para análise das conselheiras e conselheiros no mês de maio.

Participaram também da reunião o Chefe de Gabinete do Conselho, Paulo Soares; o conselheiro Giofranco Saggin, na ocasião representando a APEA.SR; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFFar, Fernanda Rigo; Renata Rotta, Rodrigo Padilha e Juliano Coimbra, da equipe docente do IFFAR e o médico epidemologista Luis Antônio Benvegnu, representando a FUMSSAR.

 

Banco de Materiais

 

Já em Pelotas, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP) realizou uma reunião para organizar a constituição de banco de materiais no município. A ex-conselheira do CAU/RS, Helenice Macedo do Couto é uma das líderes da iniciativa no município. Outro ponto que motivou o encontro foi a manifestação da prefeitura em implementar o programa ATHIS Casa Saudável no município.

“Vamos lançar uma campanha para mobilizar arquitetos e urbanistas, engenheiros, empresas, construtoras, a sociedade em geral, para que colaborem com o banco. Muitas reformas foram feitas durante a pandemia, gerando esse excesso de material que pode, sim, ser doado. Já temos o local que servirá de depósito para o armazenamento e a equipe da UCPel deve nos ajudar catalogando os materiais conforme formos recebendo”, explica Helenice. O banco de materiais, ela acrescenta, ficará sob coordenação da arquiteta e urbanista Daniela Schild Martins.

A equipe do Gabinete de ATHIS acompanhou a reunião virtualmente, apresentando mais informações sobre o programa aos que estavam reunidos presencialmente na sede da AEAP. 

Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Habitação, engenheiro Ubirajara Leal e o arquiteto e urbanista Cassius Baumgarten, além de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e outras organizações da sociedade civil e instituições locais. 

 

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*