Nota de Pesar

Nota de pesar – Paulo Mendes da Rocha

Premiado internacionalmente, expoente da “escola paulista” deixa arquitetura brasileira de luto.

É com imenso pesar que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e o CAU Brasil noticiam o falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, ocorrido na madrugada deste domingo, 23 de maio. Nascido em Vitória (ES), em 25 de outubro de 1928, o arquiteto estava com 92 anos de idade.

Entre outras honrarias, Paulo Mendes da Rocha recebeu o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana em 2000; o Prêmio Pritzker, considerado o “Nobel” da Arquitetura, em 2006; o Leão de Ouro da Bienal de Veneza de 2016; o Imperiale Premium (Prêmio Mundial de Cultura em Memória de Sua Alteza Imperial, o Príncipe Takamatsu, do Japão), também em 2016, e a Medalha de Ouro Real do Royal Institute of British Architects (RIBA), em 2017. Em 5 de maio, foi anunciado como o ganhador da Medalha de Ouro UIA 2021, que seria entregue no UIA2021RIO. O júri reconheceu “o trabalho único de Mendes da Rocha como o de um ousado iconoclasta cujo trabalho levou a arquitetura a novos patamares de virtuosismo técnico”.⠀

Paulo Mendes da Rocha era um dos expoentes da chamada “escola paulista”, grupo de arquitetos modernistas liderado por Vilanova Artigas. São de sua autoria projetos como Ginásio do Clube Atlético Paulistano (um dos primeiros trabalhos, com João De Gennaro), o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), a reforma da Pinacoteca do Estado (com Eduardo Colonelli), o Sesc 24 de Maio (um dos mais recentes, com MMBB Arquitetos) e o Museu da Língua Portuguesa (com o filho, Pedro Mendes da Rocha), todos em São Paulo. Outro trabalho recente é o novo Museu dos Coches, em Lisboa (Portugal), aberto ao público em 2015, e o Sesc 24 de Maio, em São Paulo, inaugurado em 2017.  Ele também projetou o Cais das Artes, em Vitória, sua cidade natal, em construção.

 

Sesc 24 de Maio, SP

 

Museu dos Coches, Lisboa

 

Pinacoteca de São Paulo

 

Palestra magna

Assista à palestra magna Paulo Mendes da Rocha na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo CAU Brasil, no Rio de Janeiro, em 2017.

 

Vida e obra

Em 2016, aliando-se às homenagens prestadas por ocasião do recebimento do Leão de Ouro da Bienal de Veneza, o CAU Brasil lançou um hotsite especial contando a vida e a obra de Paulo Mendes da Rocha. Conheça mais sobre o legado do arquiteto e urbanista:

Home – “Intelectual inconformado, arquiteto desafiador e humanista apaixonado. Uma “lenda vida”

Biografia – O pai engenheiro e Vilanova Artigas, esteios da formação do arquiteto

Projetos – Projetos em destaque

Linha do Tempo – Vida profissional e obra completa

Prêmios – Um colecionador de prêmios

Entrevista – Sem entre linhas (entrevista para o CAU/SP)

Vilanova Artigas – O Paulo, seu pai e o meu pai (por Rosa Artigas)

Depoimentos – Colegas falam de Paulo Mendes da Rocha

Vídeos – Documentário, palestras e entrevistas

Links – Links de matérias e artigos sobre Paulo Mendes da Rocha

Bibliografia – Livros sobre o arquiteto

 

Fonte: CAU Brasil

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Sarah Silva Domingues

Mariano Arana

Vera Fabricio Carvalho

Pular para o conteúdo