Artigo

Nota de pesar – Moacyr Moojen Marques

Moacyr Moojen Marques
Foto: Juliano Ambrosini/Cena Um

Comunicamos com pesar o falecimento do arquiteto e urbanista Moacyr Moojen Marques. O velório acontece hoje (11/10), das 11h30 às 18h, na Capela 7 do Cemitério Ecumênico João XXIII (Avenida Natal, 60), em Porto Alegre.

Arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA/UFRGS) em 1957 e Urbanista pela mesma universidade em 1960, Moacyr foi professor da disciplina de Urbanismo e Arquitetura Paisagista por dez anos (1968 – 1978) na UFRGS. Também atuou como arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1958 – 1987).

Além de atuar com planejamento urbano, Moacyr fundou o escritório Moojen e Marques Arquitetos Associados (MooMAA) em 1960 e a Equipe e Arquitetos em 1962. Para citar um entre tantos trabalhos de renome, está o projeto arquitetônico para a revitalização do Auditório Araújo Vianna, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, reinaugurado em 2012.

Em 1987, o arquiteto e urbanista recebeu a Medalha da Cidade de Porto Alegre; já em 1997, foi agraciado com o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre e, em 2000, eleito Arquiteto do Ano pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS).

“Lamentamos muito a perda do Moacyr, um nome fundamental no planejamento urbano de Porto Alegre e um dos grandes mestres de nossa profissão. Eu mesmo o considerava um de meus mentores, pois ele foi muito importante na minha escolha pelo Urbanismo como campo de atuação profissional. Esta é uma grande perda a todos os profissionais de Arquitetura e Urbanismo”, afirma o presidente do CAU/RS Tiago Holzmann da Silva, que atuou como estagiário no escritório Moacyr Moojen Marques e, brevemente, como arquiteto e urbanista recém formado.

MAIS SOBRE: nota de pesar

Uma resposta

  1. Recebemos com muito pesar a notícia. Moacyr foi colega de turma e padrinho de casamento do Arq. Fernando Carneiro. Amizade de longa data! Nossos sentimentos e solidariedade a toda família! Carneiro Arquitetos – Criciúma – SC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

EaD está acabando com as universidades – e todo mundo finge não ver

Sociedade em risco, por Tiago Holzmann da Silva

O Bom Selvagem, por Flávio Kiefer

Pular para o conteúdo