Sem categoria

Nota de falecimento: Roberto Py

Roberto Py, à direita. Foto: Divulgação

Roberto Py Gomes da Silveira, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), morreu aos 79 anos neste domingo, 27 de novembro, em Porto Alegre (RS). Ele lutava contra o câncer e estava afastado há sete meses para tratamento. O velório e a cerimônia de despedida acontecem nesta segunda-feira, 28 de novembro, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre (Av. Oscar Pereira, 584), das 11h às 18h, na Capela 01.

Py trabalhou enquanto sua saúde permitiu. Em uma de suas últimas entrevistas para o Conselho, destacou que ser o primeiro presidente do CAU/RS foi o coroamento de uma vida inteira em atividade, um reconhecimento da categoria pelos quase 50 anos dedicados ao desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo no estado.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na década de 60, tinha especialização em Urbanística Técnica pelo Instituto Politécnico de Milão e Engenharia de Trânsito pela UFRGS, onde foi Professor Titular, Chefe de Departamento, Coordenador de Curso, Diretor da Faculdade de Arquitetura e Presidente da Câmara de Ciências e Tecnologia. Também atuou na Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA) e no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), quando a Arquitetura ainda estava vinculada ao seu antigo órgão de fiscalização profissional.

Roberto Py foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul (IPHAE), de 1991 a 1992, e do Colégio Farroupilha de Porto Alegre, de 2000 a 2009. Entre as contribuições para a capital gaúcha está o importante projeto desenvolvido para Prefeitura de Porto Alegre do Viaduto dos Açorianos, que liga a zona sul ao centro da cidade.

Sua morte é uma perda irreparável não apenas para a família, mas também para todos os arquitetos e urbanistas que lutaram por um Conselho próprio e tiveram em Roberto Py seu representante máximo desde a criação do CAU/RS. “Em nome de todos os arquitetos e urbanistas, manifestamos solidariedade à esposa, filhas e familiares neste momento de sofrimento”, lamenta Joaquim Haas, presidente em exercício do CAU/RS, que passa a assumir a Presidência até a próxima eleição.

26 respostas

  1. Conhecemos Roberto Py como Diretor do Colégio Farroupilha. Descobrimos um homem brilhante, eficiente gestor e amigos fraterno dos alunos. Carlos Augusto, meu filho único, iniciando em sua tenra carreira literária, sempre recebeu de Py apoio e entusiasmo. Perdemos um amigo, Porto Alegre perde um de seus grandes cidadãos.

  2. Meus pêsames à família nesse momento. Notícia muito triste, sintam-se abraçados.

  3. Minha solidariedade à família pelo passamento do Roberto Py.

    Deixa um legado de lutas pela arquitetura e modelo ético nas suas relações.

  4. Estamos todos lamentando e sofrendo com esta perda do nosso querido Roberto.Vai fazer muita falta em todos sentidos principalmente na nossa categoria.Meu carinhoso abraço e sentimentos a toda família.

  5. O conheci divergindo dele; ele a favor da saída compulsória dos Arquitetos do sistema CONFEA/CREA e eu contra; inclusive, no único encontro que tivemos ele foi muito deselegante comigo. Não o reconhecia como Presidente porque fora questões legais que tinha que sucumbir, não reconhecia o CAU como meu Conselho Profissional…Enfim, este foi o capítulo 1, agora, no capítulo 2/final, diante desta lei imutável – a morte – sinto-me abatido…Porquê deixei levar uma mera discordância de nomenclatura ser maior do que o grande colega, certamente o grande pai e grande amigo ao seus, que me era contemporâneo?…Errei!…Perdão, Py…Meus mais sinceros sentimentos à família e a todos que deram o valor que eu infelizmente não tive a nobreza de dar. Quê o Supremo Arquiteto o franqueie no Oriente Eterno. @LCaetanoA

  6. Esta é uma notícia lamentável, a perda de homem sério, um arquiteto comprometido com a arquitetura e seus ideias! Meus sentimentos a sua família.

  7. Meus sentimentos à família, aos seus amigos e aos nossos colegas do CAU/RS. Como sua aluna no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, tive o privilégio de iniciar meus estudos e minha atuação em urbanismo. Ao grande mestre a minha homenagem e agradecimento pelos ensinamentos recebidos, que procuro aplicar como professora e arquiteta na busca de uma cidade mais justa.

  8. Lastimo muito a perda do colega, o qual ainda lembro, entregou-me o diploma de conclusão de curso na Faculdade de Arquitetura, do qual era Diretor a época.
    Homem de múltiplos talentos, honrou a classe dos arquitetos de várias maneiras, sendo a Presidência do CAU o coroamento de sua atividade como arquiteto e cidadão. Obrigado Py

  9. Lamento profundamente o passamento do professor, colega e companheiro de várias lutas. Meus sentimentos à família.

  10. Boas lembranças como aluna e colega de comissão, onde com sua serenidade e convicção conduzia suas ações… Sempre com espírito colaborativo deixa-nos boas lições de vida! Minhas condolências à família e amigos.

  11. Falarei no presente,pois sempre quando o encontrava,á partir do momento em que ,obtivemos a nossa desvinculação profissional e a autonomia de nossos caminhos legais e institucionais pelo CAU/DF, o abraçava e dizia, …”amigo e colega,Roberto, és o rosto do CAU/RS.”Lembro de forma clara,em um evento marcante no Clube do Comércio, ao lado do também grande amigo,mestre e colega José Albano Volkmer,quando com outros colegas vindos de SP e RIO, na luta árdua e constante,para nos independizarmos, o futuro presidente(ali estava) de nosso CAU/RS, ao nosso lado,com sua excelência ao falar suavemente,dizia da nossa vontade coletiva.Sempre falarei no presente,em respeito a sua pessoa e memória,seu rosto sereno,é o rosto do CAU/RS.Proponho desde já,que seja reservado no espaço,projetado junto ao novo acesso do CAU/RS,o “busto” discreto, de quem ali exerceu intensamente a arquitetura colegiada,a ética levada ao extremo,e a alegria de nos ter sido o mestre,desta obra.Falarei sempre no presente,para todos os colegas,e multiplicarei,este sentimento que nutria por sua pessoa.
    Acredito que assim,estarei mantendo viva,sua imagem,perfil e honra,perante nossos colegas,arquitetos e urbanistas, e aos olhos da sociedade gaúcha.Os olhos são o espelho de nossa alma,sendo assim,o rosto, onde habita nosso espírito imortal e presente.
    O rosto do CAU/RS,sempre estará presente,entre todos os arquitetos e urbanistas.Esteja em Paz.

  12. Pelo falecimento do eminente colega e amigo Roberto Py, os mais sinceros pêsames. Emil Bered e família

  13. lastimo a perda de nosso colega, que contribuiu sobremaneira com a nossa categoria profissional. meus sentimentos a familia..

  14. Foi meu professor na Arquitetura da UFRGS na década 70/80, onde me formei em 1984. Um ótimo professor me deu bases para a minha formação profissional, sempre que o encontrava, conversavamos sobre a arquitetura, etc, uma perda irreparável. Minhas condolências à família.

  15. Sentidos pesames ao seus familiares.Lamentamos muito a perda do professor e colega líder da classe dos arquitetos.

  16. Roberto Py ficará entre os personagens que marcaram o desenvolvimento da arquitetura, educação e meios sociais de Porto Alegre.Seu maior legado entretanto foi a gentileza e o incentivo com o qual sabia conduzir suas ideias.CARINHOSOS ABRAÇOS a família.

  17. Muito obrigada por ter tido a oportunidade em ser sua aluna. Descanse em paz! À família meus sinceros sentimentos.

  18. há pessoas que jamais partem, pois seus feitos serão sempre lembrados.
    um abraço forte aos familiares.

  19. Meu primeiro emprego como arquiteta, logo depois de formada pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS no início dos anos 80, foi no escritório do Professor Py, a seu convite. Ficará sempre a lembrança. Meus sinceros pêsames aos familiares.

  20. Hoje, o CAU-RS e a Arquitetura gaúcha estão silentes em Respeito e Solidariedade, pois reverenciam o falecimento do seu Presidente e colega, o Arquiteto e Urbanista Roberto Py Gomes da Silveira. Foi dito: ‘Um homem planta uma árvore. Ela cresce, floresce e dá frutos’. Pois assim é e será. Agradecemos Pres. Roberto sua dedicação, trabalho e conduta frente ao CAU-RS, sabedores de que sempre, a transição exige os melhores. Nos irmanamos com todos que, de uma forma ou de outra, solidarizam-se com este momento: a família, os amigos, os profissionais e os colegas da Dona Laura, 320. Agradecemos por dedicar seu tempo a esta causa nobre: Os Arquitetos e a Arquitetura.Fraterno abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo