Sem categoria

Nomeados! Depois de 4 anos, arquitetos e urbanistas são chamados no concurso da Secretaria da Saúde do Estado

Um grupo de arquitetos e urbanistas aprovados no concurso da Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul buscou o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) para que as vagas não se perdessem com o vencimento do edital. O concurso, que ocorreu em 2013 e foi renovado até o dia 18 de março de 2018, ofertava 21 vagas para o cargo de Especialista em Saúde – Funções inerentes à área de edificações: Arquiteto.

O Conselho, em apoio às reivindicações do grupo, juntou-se aos profissionais. O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, entrou em contato com o Governador do Estado, José Ivo Sartori, para verificar o andamento do processo e reforçar a importância de garantir a lotação prevista em benefício dos aprovados e também da sociedade.

A nomeação ocorreu faltando dois dias para expirar o prazo do concurso, em 16 de março de 2018, depois de quatro anos de lutas e pressões políticas por parte do grupo de profissionais aprovados. “O CAU está cumprindo a sua obrigação de promover a profissão e a defesa da sociedade, garantindo que as atribuições dos arquitetos e urbanistas sejam exercidas por profissionais arquitetos e urbanistas”, afirmou Tiago Holzmann da Silva.

“A participação do CAU/RS foi importante neste final de processo e fez com que eu me sentisse amparado pelo Conselho”, disse Felipe Dotto, um dos arquitetos e urbanistas aprovados no concurso da SES. No entanto, salientou que apesar da vitória pela nomeação, a batalha ainda não acabou.

Dotto destaca que o suporte do Conselho será necessário para garantir tanto a nomeação de segundos colocados em coordenadorias onde os primeiros não assumirão, quanto a nomeação de profissionais onde não houveram aprovados diretos para a lotação. O foco, neste momento, é passar pela perícia e demais trâmites, logo após tomar posse e começar a trabalhar, mas seguir acompanhando de perto os casos das coordenadorias que possam ficar sem profissionais arquitetos e urbanistas. Para isso, contarão com o apoio do CAU/RS e demais entidades da categoria.

Entenda

A garantia das vagas e a nomeação dos profissionais aprovados é fundamental para a renovação e a manutenção do sistema de saúde do estado. Arquitetos e urbanistas da Secretaria da Saúde podem atuar no campo do planejamento da rede física de saúde, na concepção construtiva das edificações e na sua constante manutenção.

“O serviço público requer no seu contexto a configuração de um quadro técnico especializado para melhor atender a sociedade. A atuação dos arquitetos e urbanistas embasa ações de políticas públicas de saúde e qualifica os espaços utilizados por profissionais de saúde e a sociedade em geral”, destacou Ednezer Flores, arquiteto e urbanista Conselheiro Federal do CAU/BR eleito pelo Rio Grande do Sul e Especialista em Arquitetura do Sistema de Saúde e Gestão Hospitalar.

MAIS SOBRE: Concurso Público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo