Prêmio CAU/RS

Noite de homenagens e de emoção na entrega do Prêmio CAU/RS

Vencedores do Prêmio CAU/RS 2019 | Fotos: Udo Guenter Bukiewicz

Uma noite marcada por homenagens e lembranças emocionantes. A entrega do Prêmio CAU/RS aconteceu na última quinta-feira (12), durante cerimônia realizada no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na ocasião, estiveram presentes autoridades como o deputado estadual Sebastião Melo, o vereador Marcelo Sgarbossa, a defensora pública Isabel Wexel, além de representantes de entidades de Arquitetura e Urbanismo, como Cícero Alvarez, da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA); Rafael Passos, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS); Vicente Brandão, da Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS); Flávia Bastiani, da Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS); Valdir Fiorentin, da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos da Secretaria de Obras, Públicas, Irrigação e Desenvolvimento (Seasop); Franciele Franceschini Schallenberger, da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), entre outros. Além da premiação dos nove finalistas, foi revelado o grande vencedor do Prêmio Destaque Roberto Py – o Projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

 

Para a universidade, este é um momento de afirmação. Ter um prêmio desses, para nós, é uma certeza de que o trabalho que está sendo feito aqui realmente está surtindo efeito na sociedade. E a universidade tem que estar mais que nunca voltada para a sociedade, que é quem mantém essa casa. Somos eternamente gratos a essa lembrança, porque ela vem como uma homenagem aos colegas, ao maior patrimônio da universidade, que são os seus profissionais.” – Edy Isaías Junior, Superintendente de Infraestrutura da UFRGS.

 

É uma alegria muito grande em fazer parte deste momento. É como um coroamento do trabalho e comprometimento das pessoas que, assim como eu, têm essa preocupação com o patrimônio edificado, cultural. É um momento de regozijo, confraternização e troca.” – Beatriz Araújo, Secretária de Estado da Cultura.

 

Foi muito emocionante quando recebi a notícia de que estava entre as finalistas. Quando comecei a ONG, jamais imaginei que teria este alcance. É o reconhecimento de um trabalho que não é só meu, mas também das mulheres que toparam esse desafio comigo, é todas nós. Estar aqui é inspirador.” – Bia Kern, presidente da ONG Mulher em Construção.

 

Trazer o CAU/RS para dentro da Indumóveis foi muito importante para a valorização profissional dos arquitetos e urbanistas da região, trazendo mais profissionais para a feira e também colocando holofotes nas universidades e escritórios regionais.” – Mogar Sincak, presidente da 7ª Indumóveis.

 

É muito importante receber um prêmio que chancela o nosso trabalho de fomento à leitura. A câmara é uma associação de livreiros, editores e distribuidores, e a maior causa da instituição é promover o livro, a leitura e a literatura. Nos sentimos muito honrados em receber um prêmio desses. Um agradecimento especial ao CAU/RS pela valorização da cultura.” – Isatir Antonio Bottin Filho, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.

 

Esta é uma iniciativa muito importante porque é uma valorização de iniciativas que não são diretamente da Arquitetura e Urbanismo, mas que contribuem para desenvolver o setor. Nos sentimos muito honrados com a indicação e a consagração do Prêmio.” – Paulo Richter, diretor da Sul Eventos, empresa organizadora da Construsul.

 

Me senti muito emocionado. É um reconhecimento do trabalho que a Associação vem fazendo durante esses 82 meses desde o ocorrido. Infelizmente, o que fez com que merecêssemos esse Prêmio é uma lembrança de uma tragédia muito triste e totalmente evitável. Mas faz com que a gente acredite que vale a pena continuar na luta, porque o nosso grande legado é para que essa tragédia não caia no esquecimento, para que não aconteça mais e outras famílias não sofram como viemos sofrendo. Só temos a agradecer ao CAU/RS pelo reconhecimento desse trabalho.” – Flávio Silva, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

 

É uma grande honra para o Sul21 esse reconhecimento pelo nosso trabalho, como um veículo local que tem a preocupação com o futuro da cidade, com as condições e qualidade de vida da cidade. Temas como planejamento urbano e mobilidade podem não ser sempre hardnews, mas falar sobre isso é essencial. E o CAU/RS e as entidades representativas da categoria sempre foram parceiros muito importantes não só como pauta mas como fontes, sempre muito solícitas e disponíveis, contribuindo para sustentar as matérias que a gente faz.” – Luís Eduardo Gomes, jornalista do Portal Sul21.

 

Fico muito feliz com esse reconhecimento, pois o trabalho é muito árduo e feito com muita sinceridade. Esse reconhecimento é para todos que, como eu, buscam fazer uma sociedade melhor, e a arquitetura faz parte disso.” – Alexandre Sebold, jornalista da Rádio Arquitetura.

 

Sobre o Prêmio CAU/RS

A iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) tem por objetivo identificar e valorizar, de forma honorária, iniciativas que tenham contribuído para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Estado, realizadas entre janeiro de 2018 e setembro de 2019 por pessoas físicas e jurídicas de outras áreas de atuação. Os projetos indicados foram avaliados por uma comissão julgadora, que selecionou os nove finalistas. A segunda etapa do Prêmio foi uma votação online aberta a todos os arquitetos e urbanistas registrados no Conselho, para a escolha do vencedor do Prêmio Destaque Robert Py.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Conheça os vencedores da 5ª edição do Prêmio CAU/RS

Noite de homenagens, lembranças e emoções

Prêmio CAU/RS 2023: vote no Prêmio Destaque!

Pular para o conteúdo