Sem categoria

Memorial do CAU/RS é fonte para pesquisas acadêmicas

Fotos, plantas e projetos de arquitetos e urbanistas pioneiros no Estado do Rio Grande do Sul são alguns dos documentos que compõem o acervo do Memorial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), projeto dividido em arquivo, museu e biblioteca.

Foi a partir de uma palestra da Comissão de Ensino e Formação do CAU/RS no Instituto Federal Farroupilha (IFF) – Campus Santa Rosa que as acadêmicas Hayatt Husam Mansour, do 6º semestre, e Estefani Caroline Basso Lago, do 4º, tomaram conhecimento do Memorial, que poderiam utilizá-lo como fonte para suas pesquisas.

Acadêmicas Hayatt Mansour e Estefani Caroline Lago com a Supervisora da Unidade de Memorial, Sabrina Ourique (centro). Foto: CAU/RS

Elas entraram em contato com a Gerência Técnica do CAU/RS, coordenada pela arquiteta e urbanista Maríndia Girardello, e com a Supervisora da Unidade de Memorial, Sabrina Ourique, para apresentar seus projetos de pesquisa – “Art Decó em Santa Rosa” e “Levantamento arquitetônico da Comissão de Terras e Colonização” – sob orientação da professora Ana Cláudia Böer Breier. Nesta sexta-feira (20/10), elas estiveram no CAU/RS para acessar os arquivos do Memorial.

“Foi muito bom descobrir que o Conselho tem um Memorial. Em Santa Rosa, estava um pouco difícil encontrar materiais para a pesquisa. Em duas semanas, fizemos o primeiro contato e hoje estamos aqui”, comentou Hayatt. Sabrina aproveitou a oportunidade para entregar ecobags do CAU/RS para as acadêmicas e celebrou a procura. O objetivo é tornar o Memorial do CAU/RS referência e fonte para pesquisas acadêmicas.

Foto: CAU/RS

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo