Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Limitações do EAD e qualidade do ensino são destaque em Seminário do CAU/RS

Limitações do EAD e qualidade do ensino são destaque em Seminário do CAU/RS

Print Friendly, PDF & Email

Desafios do ensino de Arquitetura e Urbanismo durante e pós-pandemia foi tema central do evento online organizado pela Comissão de Ensino e Formação.

Atento às adaptações necessárias durante e também no cenário pós-pandêmico, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou o 11º Seminário de Ensino e Formação. Organizado pela Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/RS), o evento online aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro. Professores e coordenadores de curso, além de especialistas em outras áreas de atuação, debateram ao longo de dois dias o tema central do seminário: Desafios do ensino de Arquitetura e Urbanismo durante e pós-pandemia.

O professor doutor em Ciência Política Paulo Speller, convidado da 10ª edição Seminário de Ensino e Formação, realizado em 2019, fez uma participação especial para falar sobre o avanço das aulas em formato online sem comprometer a qualidade do ensino. Speller afirmou que a presencialidade não pode ser descartada, mas que não se pode esperar um cenário “pós-pandemia”. Ele reconheceu as especificidades do ensino de Arquitetura e Urbanismo, como o laboratório, o atelier e as saídas em campo com a supervisão de profissional da área, mas também declarou sobre a necessidade de “investir em tecnologia, saudá-las na direção que estão indo e exigir que a dimensão da interatividade possa ser trazida para o ambiente virtual, com o avanço da inteligência artificial”.

 

Clique aqui para assistir ao primeiro dia do evento.

Clique aqui para assistir ao segundo dia do evento.

 

Duas mesas redondas compuseram a programação do evento. No primeiro dia, o debate “Ensino de Arquitetura e Urbanismo Virtual – possibilidades, limites, estratégias” teve com convidados os arquitetos e urbanistas Gogliardo Vieira Maragno e Angelo Marcos Vieira de Arruda, além do advogado Daisson Portanova, mediados pelo conselheiro Paulo Ricardo Bregatto. No segundo dia, os arquitetos e urbanistas Ana Maria Reis de Goes Monteiro, Luiz Augusto Contier e Mariana Martinez Wilderom participamram da mesa-redonda “Do Presencial ao EAD à Pandemia: a realidade do ensino de Arquitetura e Urbanismo”, mediados pelo conselheiro do CAU/RS, Rodrigo Spinelli.

Ao fim do evento, foi realizado o lançamento de uma página dedicada exclusivamente às iniciativas do CAU/RS em relação ao Ensino e Formação de Arquitetura e Urbanismo. Clique aqui e conheça!

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*