CAU Compartilha

João Alberto Marchioro é nomeado Cidadão Emérito de Caxias do Sul

Arquiteto e urbanista é responsável pela concepção da atual sede do Legislativo no município.

O arquiteto e urbanista João Alberto Marchioro foi homenageado com o título de Cidadão Emérito pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A nomeação foi realizada dia 22 de novembro, em sessão solene, no plenário da Casa. Marchioro, de 77 anos, é natural de Caxias e responsável pela concepção da atual sede do Legislativo no município, um dos cartões postais da cidade, com a sua característica arquitetônica própria, como as videiras na fachada.

“Esta conquista é resultado de um trabalho de muitas pessoas, e fico muito honrado pois é minha cidade”, afirma Marchioro. Ele destaca o fato de o espaço ser fruto de um concurso público, realizado pela prefeitura municipal de Caxias do Sul em 1983. “O concurso da Câmara virou uma marca, pois naquela época – década de 1980 – ainda estávamos envolvidos com questões políticas ‘efervescentes’. Independentemente de exigências legais, fizemos projeto de prevenção de incêndio, rampa, e a grande ‘bolada’ foi colocar a uva como marca. As cortinas de parreirais ficarão para sempre, e foi algo feito em um período em que a sustentabilidade não era o assunto do momento, então isso foi um grande gancho”, recorda.

Graduado em Arquitetura, em 1969, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), se especializou em Planejamento Urbano e Regional, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além do prédio da Casa do Povo, Marchioro desenvolveu diversos serviços profissionais, nas áreas de arquitetura residencial unifamiliar e coletiva, industrial e comercial, de arquitetura de interiores e de planejamento.

Câmara de Vereadores de Caxias do Sul – Crédito: Pauline Gazola/divulgação

Entre outras iniciativas já executadas estão projetos de arquitetura monumental, como o do Parque e dos Pavilhões da Festa Nacional da Uva (1973) e as ampliações ali realizadas, incluindo a construção do novo Centro de Eventos e do novo Pórtico, feitas em parceira com os arquitetos e urbanistas Paulo Bertussi, Antônio Filippini e Rubens Arthur Baldisserotto, e o Estádio Centenário, da Sociedade Esportiva e Recreativa (SER) Caxias.

Marchioro também atuou no serviço público, atuando como assessor técnico do antigo Gabinete de Planejamento (Gamaplan) da Prefeitura de Caxias do Sul, no ano de 1984.

Veja abaixo imagens do projeto e do interior da Câmara Municipal de Caxias do Sul:

 

 

Fonte: Serra em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Arquiteto Rafael Passos é nomeado superintendente do Iphan no RS

Salma Cafruni recebe medalha Gastão Bahiana

Após pressão popular, prefeitura de Bento Gonçalves retira projeto do Plano Diretor

Pular para o conteúdo