Sem categoria

Instituições de Porto Alegre unem-se na difusão de metodologia inovadora para campanhas de auxílio emergencial

O e-book ELO de ação compartilha gratuitamente o modelo do projeto que beneficiou populações vulneráveis atingidas pelas consequências da pandemia.

O projeto ELO de ação: Fundo Emergencial reuniu instituições de Porto Alegre para auxiliar populações afetadas pela pandemia de covid-19. A primeira fase da campanha aconteceu entre abril e junho de 2020, arrecadando R$ 31.864,00 através de doações de 263 pessoas. Com esses recursos foram distribuídas 360 cestas básicas, 670 máscaras e materiais para a manufatura de mais 800 máscaras reutilizáveis, além de roupas, livros e suprimentos, beneficiando também a economia local de cada região apoiada.

A articulação da campanha estabeleceu uma estratégia inovadora: a Escola Livre de Arquitetura transformou-se em uma “agregadora de redes”, unindo agentes ativos em comunidades, coletivos e movimentos populares nos diferentes territórios de Porto Alegre e região. Os resultados foram ações descentralizadas, abrangendo microrredes e atendendo às demandas específicas de cada uma das comunidades atendidas.

— Essa união e a capacidade de difusão da campanha foram maneiras encontradas para atingir um amplo e variado raio de solidariedade. Além disso, a descentralização da ação respeitou as conexões dos parceiros com os movimentos sociais e os territórios, demonstrando a potencialidade de uma ação coordenada, mas descentralizada — explica Luciana Marson Fonseca, cofundadora e diretora da Escola Livre de Arquitetura.

Nesta semana acontece o lançamento do e-book ELO de ação, que compartilha o processo e os resultados do projeto e promove o debate sobre os potenciais da articulação profissional de arquitetos e urbanistas para o combate às desigualdades socioespaciais. O livro digital pode ser acessado gratuitamente em bit.ly/ebookELO. Na programação de lançamento, estão também dois encontros virtuais para debater a importância do fortalecimento das microeconomias, do protagonismo das comunidades e da multidisciplinaridade na criação de projetos junto à cidade. O webinário acontece nos dias 26 e 27 de outubro, às 19h, e as inscrições são gratuitas em bit.ly/webinarELO. A viabilização é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), através de edital de chamada pública.

Sobre o ELO de ação: Fundo Emergencial

Os agentes-parceiros que fizeram parte da primeira fase da campanha, liderados pela Escola Livre de Arquitetura, são Associação Cultural Vila Flores, Associação de Mães e Pais pela Democracia, Instituto Fidedigna, Práticas Urbanas Emergentes/UFRGS, TransLAB.URB, B2F Arquitetura, Cartografia da Hospitalidade, Latina Arquitetura, R.U.A.: Refletir Urbanidades na Ação, Rekombinando e Bronze.

Os recursos arrecadados beneficiaram as comunidades da Ilha da Pintada, através das entidades AAAPIP e UGAMA; o Assentamento e Cooperativa 20 de Novembro; a Casa de Passagem Carandirú, através do Fórum do Quarto Distrito; a Comunidade Povo sem Medo; algumas comunidades em Esteio, através da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio; e os profissionais do Hospital Conceição.

#AnotaAí

ELO: Centralizar para distribuir

Bate-papo com ELA, ACVF, TransLAB.URB e AMPPD
Dia 26, às 19h

ELO: As comunidades beneficiadas

Bate-papo com ELA, ACVF, PUE e CAU/RS
Dia 27, às 19h

Inscrições gratuitas em bit.ly/webinarELO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo