Oportunidade

Senge-RS promove curso sobre Modelagem Termoenergética de Edificações

Curso online abordará softwares Rhinoceros/Grasshopper e Ladybug Tools.

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do curso online “Modelagem Termoenergética de Edificações: Rhinoceros/Grasshopper e Ladybug“, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), e que ocorrerá nos dias 09, 10, 16 e 17 de novembro de 2022. O objetivo é instrumentalizar os participantes no âmbito da simulação computacional de desempenho termo energético, utilizando os softwares Rhinoceros/Grasshopper e do pacote Ladybug. O curso é destinado à sócios do Senge-RS/Mútua, bem como a arquitetos, engenheiros e demais profissionais com trabalham com eficiência energética em edificações.

As aulas serão ao vivo, das 18h30 às 21h30, transmitidas online por meio da plataforma Microsoft Teams. O conteúdo é dividido em seis módulos, cada um com duas horas de duração totalizando 12 horas, e abordam temáticas como introdução à simulação computacional, instalação do Rhinoceros/Grasshopper e do pacote Ladybug Tools, modelagem de zonas térmicas com o software Rhinoceros, funcionalidades do Ladybug, Honeybee Energy e Honeybee Radiance, configuração de uma simulação de desempenho térmico no Honeybee Energy e análise dos resultados e testes com a ferramenta.

Conheça os instrutores

Eduardo Grala da Cunha é arquiteto e urbanista, professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), doutor em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Universidade de Kassel (Alemanha). Também atua como consultor ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESP, da FAPEAL e da FACEPE, e como membro de Comitê de Assessoramento do Inmetro. É revisor de diversos periódicos da área da arquitetura, líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído, PROGRAU/LABCEE, atuando, principalmente, com os temas de desempenho térmico e eficiência energética e também é bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.

Rodrigo Leitzke é mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/UFPel) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando durante três anos como suporte de T.I., administrativo e qualidade do Organismo de Inspeção Acreditado LINSE UFPel, assim como foi bolsista de iniciação científica (CNPq) no Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) durante quatro anos. Colabora nos grupos de pesquisa Qualidade do Lugar e Paisagem da UFRJ e Tecnologia e gestão do ambiente construído da UFPel, em trabalhos com a temática do conforto térmico, eficiência energética e soluções computacionais para parametrizar e automatizar o processo de simulação termoenergética a partir do uso de ferramentas de Inteligência Artificial e análise de dados.

Para mais informações sobre o curso, inscrições e investimento, entre em contato pelo e-mail qualificação@senge.org.br ou pelo WhatsApp (51) 9.9768-0605, ou acesse o site do evento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Vaga de estágio no Escritório Regional do CAU/RS em Pelotas

Pular para o conteúdo