Home » Notícias, Notícias CAU/RS, Oportunidades » Inscrições abertas para concurso de projeto do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020

Inscrições abertas para concurso de projeto do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020

Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos projetado por Santiago Calatrava. Foto: ArchDaily Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) convida os profissionais de Arquitetura e Expografia a participarem do concurso para a seleção de Projeto de Arquitetura e Expografia que vai orientar a construção do Pavilhão do Brasil na Exposição Universal de 2020, a ser realizada entre 20 de outubro de 2020 e 10 abril de 2021 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O concurso é realizado pela Apex-Brasil e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção Distrito Federal (IAB-DF).

As Exposições Universais ocorrem a cada cinco anos e são grandes exposições voltadas ao público final em que a maior atração são os pavilhões de cada país, com espaço expositivo, atividades culturais e gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento. Em 2020, com o tema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo Dubai está distribuída em três eixos temáticos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil estará localizado neste último eixo temático, foco importante das discussões atuais do país, reafirmando a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira.

O Pavilhão do Brasil destacará a sustentabilidade a partir do tema TOGETHER FOR DIVERSITY, dividido em natureza, pessoas e o amanhã (Together for Nature, Together for People e Together for Tomorrow). Esses são os pontos de partida para que os arquitetos mostrem a diversidade de fauna e flora, a multiplicidade étnica, criativa e cultural do povo brasileiro e ainda apresentem o Brasil como um país agregador, além de ator de relevância global nas questões internacionais relacionadas à sustentabilidade. A palavra-chave que resume o tema do pavilhão verde-amarelo é a sociobiodiversidade brasileira – e o Pavilhão do Brasil, desde a sua concepção, deve refletir essa característica tão única do país.

EXPO DUBAI

A Expo Dubai representa um momento singular de promoção da diversidade brasileira e uma oportunidade para a divulgação do país e de seus múltiplos aspectos. O evento tem ligação direta com os esforços da Apex-Brasil na promoção comercial do agronegócio, de tecnologias inovadoras, na construção da imagem de um país atrativo economicamente e um destino natural para investimentos estrangeiros, além de reforçar a diversidade regional, gastronômica e a multiplicidade étnica e imigratória.

Para concorrer, os projetos deverão ser elaborados de acordo com as temáticas estratégicas e conforme os guias técnicos estabelecidos pela organização da Expo 2020 com as normativas legais de construção na cidade de Dubai, em parceira com profissionais locais. A seleção terá como diretrizes a inovação tecnológica com sua concepção sustentável, evidenciada no processo de construção e desmontagem desse equipamento. A Apex-Brasil espera que o projeto vencedor seja uma edificação que priorize a experiência sensorial do visitante.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o concurso para seleção do projeto arquitetônico do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020 estão abertas até o dia 27 de outubro. Mais informações no site: www.concursoexpo2020dubai.org.

  • Pin It


3 Responses to Inscrições abertas para concurso de projeto do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020

  1. como procedo para concursar? voces enviam as bases?
    tenho muito interesse em participar deste concurso

  2. sempre tem que ter um colega de Dubai? ou não é necessário?

  3. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Oi, Gonzalo! As bases do concurso e informações completas estão no site: http://www.concursoexpo2020dubai.org/site/1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*