Promoção e proteção do Patrimônio Histórico, Urbanístico e Paisagístico do Estado

O Patrimônio Histórico e Cultural gaúcho ganhou um importante espaço institucional de discussão no CAU/RS. O Conselho aprovou, em janeiro de 2019, a criação da Comissão Temporária de Patrimônio Histórico (CTPH), formada pelos conselheiros Oritz Adriano Adams de Campos (Coordenador), Rômulo Plentz Giralt, Rodrigo Spinelli e pelos arquitetos e urbanistas com experiência na área Lucas Volpatto e Eduardo Hahn.

Caminhada da Perda

A Caminhada da Perda – Arquitetura Demolida foi uma das mais importantes ações da CTPH em 2019. A ação visou identificar perdas na arquitetura de Porto Alegre, a partir de um roteiro guiado e ilustrado, e sensibilizar para as transformações da paisagem urbana da cidade. A primeira edição reuniu cerca de 200 participantes e ocorreu na Semana do Patrimônio do Rio Grande do Sul como parte da programação do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no dia 17 de agosto. A segunda foi realizada durante o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos e a terceira junto às celebrações do Dia do Arquiteto e Urbanista 2019.

As caminhadas entre as principais ruas do Centro Histórico de Porto Alegre buscaram identificar importantes perdas para a arquitetura da cidade por meio de um roteiro guiado e ilustrado. SAIBA  MAIS…

 

Calendário do Patrimônio Histórico e Cultural Gaúcho

Outra projeto que merece destaque é o Calendário 2020 do CAU/RS,  uma iniciativa que visa valorizar o patrimônio arquitetônico gaúcho. Foram selecionados 12 exemplares tombados. São eles: MARGS e Memorial do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Igreja Matriz de São Sebastião (Bagé), Caixa d’água da Praça Piratinino de Almeida (Pelotas), Catedral Nossa Senhora da Oliveira (Vacaria), Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos), Igreja Matriz de São Domingos (Torres), Ponte Internacional Barão de Mauá (Jaguarão), Antiga Estação Férrea (Caxias do Sul), Antigo Paço Municipal (Santana do Livramento), Casa da Neni (Antônio Prado) e Igreja de São Miguel Arcanjo (São Miguel das Missões).

 

Conquistas judiciais

Confira alguns casos em andamento ou já vitoriosos que envolvem a fiscalização, o jurídico e o trabalho da Comissão de Exercício Profissional do CAU/RS com o suporte específico da Comissão Temporária de Patrimônio Histórico em defesa do patrimônio construído e pela preservação da memória:

Antiga fábrica da Polar  – Estrela/RS   SAIBA MAIS…

 

Catedral de VacariaVacaria/RS   SAIBA MAIS…

 

Cine Teatro Colombo  –  Sant’Ana do Livramento/RS  SAIBA MAIS…

 

Museu Agostinho Martha  – Gravataí/RS  SAIBA MAIS…

 

Receita Federal do Brasil  – Porto Alegre/RS   SAIBA MAIS…

 

Painel CAU/RS – Patrimônio Histórico

A parceria com o Grupo Sinos promoveu discussão sobre a importância da preservação do Patrimônio Histórico. O debate foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do Jornal NH e pela Rádio ABC 900.

EDITAL DE PATROCÍNIO

Uma oportunidade para alavancar projetos que fomentem o Patrimônio Histórico