Sem categoria

Incentivo à produção e pesquisa em Arquitetura e Urbanismo

A paixão pela arquitetura se manifesta de diversas maneiras, assim como sua prática profissional. Para alguns, desenvolver projetos é uma grande realização. Para outros, pesquisar arquitetura é o fascínio que move sua produção. Assim é para Júlio Posenato, arquiteto e urbanista que, apesar de nunca ter sido professor, tem muito a ensinar.

Júlio esteve no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) nesta terça-feira, dia 20 de dezembro, para entregar um exemplar do livro “Arquitetura da imigração italiana no Espírito Santo”, de sua autoria, à biblioteca do CAU/RS por meio do presidente Joaquim Haas. O Memorial do Conselho – dividido em arquivo, museu e biblioteca – está sendo aprimorado, mas já teve sua primeira exposição, “MEMÓRIA – Arquiteto, registro e obra”, pioneira no país, com imagens do seu rico arquivo. A biblioteca, por sua vez, ainda está em fase de estruturação, mas já abriga uma dezena de produções sobre Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é fazer do Memorial um espaço acessível a todos, com exposições permanentes e biblioteca pública.

Júlio também aproveitou a visita para realizar inscrição no próximo edital de patrocínio de publicação de livros do CAU/RS, aberto para o recebimento de propostas até 16 de janeiro. Interessados podem entrar em contato com Tales Völker no telefone (51) 3094-9800 – Ramal 856 para mais informações. Clique aqui para acessar o edital.

Cozinha do Museu Casa de Pedra de Caxias do Sul (RS) evidencia abundância de materiais como pedra e madeira.

Arquitetura italiana no Brasil

Arquiteto e urbanista nascido em 1947, em Veranópolis (RS), e formado em 1972 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Júlio Posenato pesquisa a arquitetura italiana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Itália desde a década de 70. O livro entregue à biblioteca do CAU/RS – “Arquitetura da imigração italiana no Espírito Santo” – começou a ser produzido em 1987 e foi finalizado em 1997. Nele, o autor aborda sobre como os italianos utilizaram as características locais em seu benefício, sem perder aspectos da cultura de origem.

“Há muitas características comuns e também peculiares. No Espírito Santo, os imigrantes italianos, diferente do que aconteceu no Rio Grande do Sul, se estabeleceram em áreas já ocupadas, então é muito comum casas rurais de taipa de mão, uma característica da arquitetura luso-brasileira”, conta o autor. “Eles souberam absorver técnicas e adaptar as características do clima local, quente e úmido. São muitas casas com pilotis, por exemplo. É uma diversidade de formas mais rica”.

Pesquisar arquitetura coloca Júlio em movimento. Isso explica o fato de ele ter publicado o “Pesquisando arquitetura” em 2016, livro e manual de pesquisa que teve o patrocínio do CAU/RS no primeiro edital de incentivo à produção e publicações inéditas na área.

2 respostas

  1. Bela iniciativa..parabens
    e que o CAU RS continue incentivando a producao de material sobre a arquitetura brasileira que e especial e diferenciada de outros paises.
    Att Marcia

  2. Que belo momento,talvez ha 20 anos não nos encontramos,eu e o amigo e colega Júlio Posenato quando tratava de assuntos diversos na nossa área de trabalho, entre um projeto e outro.E o querido amigo e colega,Joaquim Eduardo Vidal Hass,quando ainda estava na UNISINOS, e ele lecionando, para depois nos encontrarmos na luta diária do nosso ofício,no que soma-se a responsabilidade hoje de estar com mérito a frente do CAU/RS, para dar continuidade ao honrado trabalho do amigo e colega Roberto Py Gomes da Silveira.Apesar de já ter obra inédita,mas em etapa de revisão final, espero para o ano de 2018, poder entregar ao CAU/RS, meu trabalho editado, para ser apreciado pela Comissão Editorial, e vê-lo nas mãos dos colegas arquitetos e urbanistas.
    Parabéns ao trabalho do Júlio Posenato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo