Sem categoria

Iberê nas Praças faz edição especial em comemoração ao aniversário de Porto Alegre

Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) estará neste sábado (23/03) com a Fundação Iberê Camargo no evento em comemoração aos 247 anos da cidade. O Iberê na Redenção ocorre durante a manhã, e possui uma série de oficinas gratuitas e que não precisam de inscrições prévias! O furgão do CAU/RS estará disponível com agentes de fiscalização para explicar como ocorre a atuação do Conselho e a sua importância para a sociedade gaúcha.

 

PROGRAMAÇÃO:

Modelo vivo divertido!

Na exposição Visões da Redenção, vemos como Iberê buscava entender o desenho da figura humana, dedicando muita atenção e tempo para estudar as curvas, os detalhes e as características específicas de cada pessoa. É isso que iremos fazer nesta oficina: os participantes irão se revezar como modelo, brincando com vários apetrechos, fantasias e acessórios, tendo como referência reproduções de algumas obras presentes na exposição. Não é preciso “saber desenhar”: essa atividade busca justamente explorar o olhar, brincar com as tantas formas inusitadas de ver aquilo que nos passa tão despercebido no cotidiano.

 

Modelo vivo em movimento: observando os transeuntes
A exposição Visões da Redenção nos traz diversos exemplos do olhar de Iberê sobre os transeuntes, aqueles que transitavam, caminhando, correndo ou andando de bicicleta pela Redenção e que o inspiraram profundamente. O que será que mudou, da época de Iberê, até agora? Essa é também uma oficina de modelo vivo: a diferença é que os modelos estarão em movimento! Quais os seus olhares sobre a Redenção, seus personagens e suas histórias? Venha desenhar com a gente!

 

Desenho de paisagem
Na exposição Visões da Redenção, Iberê explora não só a observação das pessoas, que habitavam o espaço do parque, como também as formas como as plantas dançavam com o vento, ou como se misturavam com a água do lago formando um único organismo. Nessa oficina, faremos como Iberê e pegaremos os nossos cavaletes para desenhar, trazendo, agora, as nossas próprias percepções desse parque que, há tanto tempo, faz parte da vida dos porto-alegrenses.

 

Visita guiada: Você sabia que Iberê também passou por aqui?

Horário: às 11h

Essa visita guiada pela Redenção traz um pouco do contexto histórico desse lugar tão importante e central para a cidade de Porto Alegre, explorando sua origem, seus desenvolvimentos, seus marcos arquitetônicos e sua diversidade. Buscando valorizar este espaço enquanto local fértil para os mais diferentes públicos, Iberê também estará presente nessa visita através da relação com fotografias e obras presentes na exposição Visões da Redenção.

 

#AnotaAí

Iberê na Redenção

Data: 23/03 (sábado)

Hora: 10h às 12h

Local: Arco dos Expedicionários, Parque Farroupilha

Oficinas recomendadas para todas as idades | Limite de 20 vagas por oficina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo