Eventos

IAB RS promove debate sobre Participação Institucional e Mobilização Social na Política Urbana

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove nesta Quarta no IAB (26/07), às 19h30, um debate sobre “Participação Institucional e Mobilização Social na Política Urbana”, que integra o Ciclo de Debates sobre o Plano Diretor de Porto Alegre. O evento é aberto ao público e tem entrada franca. A ideia do IAB RS é promover uma reflexão sobre o direito à cidade, o poder do Estado, a cidadania e a formação da sociedade urbana.

O debate contará com a participação do professor de sociologia da UFRGS, Marcelo Kunraht Silva, doutor em Sociologia com pós-doutorado pelo Watson Institute for International Studies/Brown University; e por Luciano Fedozzi, pesquisador do Observatório das Metrópoles e Doutor e mestre em sociologia pela UFRGS. A mediação será do arquiteto e urbanista Newton Burmeister.

Saiba mais sobre os palestrantes

Marcelo Kunrath Silva – Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado no Watson Institute for International Studies/Brown University (2008). Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrando o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Tem experiência na área de Sociologia Política, com o desenvolvimento de pesquisas nos seguintes temas: democracia, cidadania, conflitualidade, participação social, orçamento participativo, conselhos de políticas públicas, associativismo, movimentos sociais e engajamento militante. Coordena o Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento – GPACE.

Luciano Fedozzi – Doutor e mestre em sociologia pela UFRGS. Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. Coordenador do Grupo de Pesquisa Democracia Participativa, Espaço Público e Cidade. Membro do Conselho Gestor do INCT/CNPq Observatório das Metrópoles (2017-2021) e pesquisador do Observatório das Metrópoles, Núcleo Porto Alegre, no Instituto Latino-americano de Estudos Avançados/ILEA, UFRGS). Coordenador do Gabinete de Planejamento (GAPLAN) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre na gestão que implantou o Orçamento Participativo (1989-1992). Autor de seis livros sobre os temas do Orçamento Participativo e da questão urbana/metropolitana de Porto Alegre.

Quarta no IAB – Participação Institucional e Mobilização Social na Política Urbana

  • Dia: 26/07/2017
  • Horário: 19h30
  • Local: IAB RS (Rua General Canabarro, 363 – bairro Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
  • Informações: (51) 3212 2552 ou iabrs@iabrs.org.br
  • Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo