Oportunidade

IAB promove premiação para celebrar centenário

Inscrições vão até 30 de novembro. Arquitetos e urbanistas de todo o país podem participar.

A Premiação IAB 2021 – Edição do Centenário inaugura um novo momento na tradição de reconhecimento e consagração da Arquitetura e do Urbanismo promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e pelos seus diversos Departamentos ao longo de sua história.

A presidente do IAB, Maria Elisa Baptista, explica que no contexto das comemorações dos 100 anos da criação da entidade, os Departamentos Estaduais se alinham pela primeira vez com o objetivo comum de articular uma premiação nacional. As premiações sempre tiveram como finalidade a identificação dos valores, dos avanços e da perspicácia na produção da Arquitetura e do Urbanismo. Tais premiações se constituíram como um retrato dos contextos locais e dos momentos em que foram realizadas.

Com o objetivo de ampliar sua abrangência sem deixar de valorizar a diversidade de iniciativas e sem negligenciar as particularidades específicas de cada contexto, as premiações estaduais deste ano serão coordenadas em categorias equivalentes, de modo a garantir condições de equidade, para que então possam ser avaliadas conjuntamente em uma etapa nacional.

Como será a premiação

As premiações acontecerão em duas etapas: a primeira é a seleção estadual/regional, organizada pelos departamentos, cujo resultado será divulgado dia 15 de dezembro. A segunda etapa, que terá coordenação nacional, será finalizada em janeiro de 2022.

Além de as novas categorias promoverem um equilíbrio entre diferentes práticas da Arquitetura e do Urbanismo, o modelo do prêmio seguirá tendências de edições anteriores, em que o júri poderá selecionar propostas de cada categoria, entre projetos, obras construídas e trabalhos realizados, sem distinção classificatória.

Dessa forma, o prêmio privilegia um retrato mais coletivo e, na medida do possível, mais diverso e complexo da produção recente, levando em conta pontos de vista distintos que possam representar melhor as condições recentes da arquitetura e do urbanismo brasileiros.

Inscrições

O prazo das inscrições é 30 de novembro. Importante frisar que as inscrições dos arquitetos poderão ser realizadas via sites dos departamentos do IAB e as premiações serão vinculadas ao local da edificação e não ao estado onde se situam os escritórios. 

 

Clique aqui para ler o edital completo do IAB RS.

 

 

 

MAIS SOBRE: IAB RS premiação IAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Declaração do Rio: dos Softwares Livres para Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo