Sem categoria

Mercado Público de Porto Alegre completa 150 anos

O projeto é de 1861, assinado pelo engenheiro Frederico Heydtmann, e previa apenas um pavimento.

O Mercado Público de Porto Alegre é cartão-postal da cidade e um passeio na história da capital de todos os gaúchos. Inaugurado em 03 de outubro de 1869, o velho Mercado é, sobretudo, um sobrevivente. Com suas paredes e estruturas centenárias, carrega as marcas de ter sobrevivido a quatro incêndios e uma persistente tentativa de demolição. O tombamento do Patrimônio Histórico e Cultural pelo Município de Porto Alegre, em 1979, pôs fim ao fantasma da destruição.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) conta com uma Comissão Temporária de Patrimônio Histórico (CTPH) que promove ações de educação patrimonial e trabalha pela preservação do patrimônio no Rio Grande do Sul. O CAU/RS, por meio da Comissão, atua em diversas ações judiciais pela salvaguarda do Patrimônio Histórico e Cultural gaúcho. Fique por dentro.

Um pouco de história

Foi apenas no começo do século XX, em 1912, que o Mercado ganhou seu segundo pavimento. Adaptando-se ao crescimento da cidade, o prédio passou por várias alterações e reformas. A mais significativa ocorreu na década de 1990, quando uma infraestrutura moderna qualificou seu espaço interno e externo com escadas rolantes, elevadores, entre outras melhorias. Em novembro de 1997, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Fundação Bienal de São Paulo conferiram aos autores do projeto de restauro – arquitetos e urbanistas Doris Maria de Oliveira, Evaldo Schumacher, Octacílio Rosa Ribeiro, Teófilo Meditsch e Vera Maria Becker – o Prêmio da 3ª Bienal Internacional de Arquitetura, na categoria Patrimônio Histórico. Saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo