CAU Brasil

Fórum dos Presidentes reúne-se com a presidente do CAU Brasil

ATHIS e políticas nacionais referentes ao EAD estiveram na pauta.

Na última quinta-feira (21/01), o Fórum de Presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo participou de uma reunião com a nova presidente do CAU Brasil, Nádia Somekh, e membros do Conselho Diretor. O encontro foi convocado pela própria presidente como uma das primeiras ações da nova gestão, reforçando a necessidade de diálogo entre o Conselho Federal e representantes dos demais estados (CAU/UF).

A tônica do encontro foi a retomada do diálogo e trabalho em conjunto entre todos. Uma das primeiras realizações já foi concretizada na última semana, quando o CAU Brasil acolheu as manifestações dos CAU/UF, inspirados pelo pioneirismo do CAU/RS, que manifestou-se contra o reajuste do valor das anuidades e RRT. Durante plenária, foi decidida a manutenção dos valores aplicados em 2020, conforme solicitado pelo Conselho gaúcho.

Entre os encaminhados do encontro desta quinta-feira, estão a urgência na melhora do funcionamento do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), as políticas nacionais referentes ao avanço indiscriminado do Ensino a Distância (EAD), a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), a defesa das atribuições de arquitetos e urbanistas e também o conflito com outros conselhos profissionais no âmbito das atribuições profissionais de Arquitetura e Urbanismo. O presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann, destacou que é preciso uma ação emergencial para desafogar os canais de atendimento dos CAU/UF, que recebem muitos questionamentos relativos ao sistema. Nadia destacou que, na véspera, o CAU/BR emitiu um comunicado destacando a segurança do SICCAU como primeira prioridade da gestão, e anunciando uma nova auditoria a ser realizada no sistema responsável pela emissão de RRT, Certidões, Carteiras Profissionais e demais documentos necessários ao exercício da Arquitetura e Urbanismo.

“O CAU Brasil dá sinais de que tem a intenção de retomar a liderança do CAU nas principais políticas da profissão, e isso é muito bem-vindo. Já era um desejo do Fórum dos Presidentes, o qual está inteiramente à disposição do CAU Brasil para realizar esse trabalho de forma conjunta”, afirma o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva. Clique aqui para saber mais sobre a reunião.

 

Com informações do CAU/BR.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Fórum de Presidentes escolhe novos representantes

Patricia Sarquis é eleita presidente do CAU Brasil

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo