Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Fiscalização: editais suspensos após ação do CAU/RS

Fiscalização: editais suspensos após ação do CAU/RS

Print Friendly, PDF & Email

As mais recentes conquistas do Conselho foram em editais da Prefeitura de Santana da Boa Vista e do Grupo Hospitalar Conceição.

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou mais duas importantes conquistas a partir da Fiscalização de Editais com a equipe do CAU Mais Perto. A Prefeitura de Santana da Boa Vista previa contratar empresa para regularizar o Loteamento das Acácias e restringia a participação a profissionais engenheiros e a empresas registradas no CREA. O edital foi impugnado pelo CAU/RS e inicialmente rejeitado pela Administração Municipal, o que resultou no ingresso de Ação Civil Pública que determinou sua suspensão.

O Grupo Hospitalar Conceição, por sua vez, previa contratar empresa para prestar serviços de elaboração e desenvolvimento de projetos estruturais, de reforço estrutural e laudos estruturais, análise de manifestações patológicas com elaboração de inventário, bem como estabelecer as principais diretrizes para os serviços. Para isso, foi utilizada modalidade inadequada de licitação, o pregão pelo menor preço. Após a impugnação do CAU/RS, o edital foi suspenso e remetido para a autoridade competente decidir sobre a sua continuidade, em especial sobre a nova modalidade licitatória a ser adotada.

 

Cada arquiteto um fiscal da profissão

Em 2019, o CAU/RS lançou a campanha Cada arquiteto um fiscal da profissão, que incentiva a realização de denúncias por parte da população e dos arquitetos e urbanistas. As ações de rotina de fiscalização crescem a cada ano que passa (cerca de 200% no comparativo entre 2017 e 2019), principalmente por meio do trabalho da equipe do CAU Mais Perto. Com o apoio da população, o objetivo é aumentar também o número de denúncias cadastradas. Saiba mais.

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*