Sem categoria

#FicaDicaCAURS: cursos e capacitações para aprender e se divertir

Sites oferecem mais de 100 opções de cursos. Séries de Arquitetura e Urbanismo também são uma opção. É só clicar e aproveitar!

Muitas plataformas estão disponibilizando cursos gratuitos de capacitação neste período de quarentena no território nacional. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) defende o ensino à distância (EaD) como ferramenta e organizou uma lista com os principais assuntos de relevância para arquitetos e urbanistas e demais profissionais interessados em desenho, arte, cultura, ciência e política. Confira!

 

Idiomas

Oportunidade para aprender ou se aprofundar em um novo idioma! As plataformas Duolingo e English Live são populares e oferecem aulas de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

 

Desenho

A Faber-Castell liberou até o dia 19 de abril diversos cursos criativos: dicas de desenho realista, lettering básico e avançado, criatividade nas redes sociais, entre outros. Clique e saiba mais.

 

Empreendedorismo e desenvolvimento pessoal

O Sebrae oferece mais de 100 cursos gratuitos e todos contam com certificado de participação. Destacam-se as capacitações nas áreas de Planejamento, Marketing e Gestão Financeira. Confira os cursos disponíveis.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) liberou 60 cursos gratuitos em sua plataforma de ensino online nas áreas de Direito, Economia, Liderança e Pessoas, Educação, Finanças, Marketing e Vendas. Veja a lista completa.

A Udemy, plataforma de ensino à distância, também está com diversos cursos gratuitos nas áreas de Negócios, Design, Fotografia, Marketing e softwares. Confira os cursos disponíveis.

A Rock Content, que atua na área de Marketing Digital, abriu uma série de cursos para profissionais interessados em alavancar seus negócios: Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web, WordPress na Prática, entre outros. Saiba mais.

Já a Perestroika, denominada escola livre de atividades criativas, liberou o Clip, seu curso sobre colaboração, pensamento em rede e interdependência. O curso é totalmente gratuito durante o período de isolamento.

O Governo Federal também possui uma plataforma de cursos abertos à comunidade. É a Saberes, vinculada ao Senado, e a Escola Virtual (EV.G). Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Regional possui o portal Capacidades para a capacitação de gestores e o aperfeiçoamento da Administração Pública nas diferentes esferas de governo.

A Universidade de Harvard, considerada uma das melhores do mundo, liberou mais de 100 cursos gratuitos de 14 áreas. Para conhecer e realizar os cursos, é preciso fazer um cadastro no site

No Brasil, a UniRitter também liberou 100 cursos gratuitos para fazer à distância. Confira a lista de cursos disponíveis.

 

Arte e Filosofia

A Casa do Saber reúne diversos cursos de diferentes áreas do conhecimento, em especial arte e filosofia. Confira os conteúdos especiais sobre pensadores, pensadoras, clássicos da ficção, grandes questões da humanidade, filosofia, mente, artes, cinema, música, história, gestão e negócios, entre outros.

 

Séries

O tempo livre em casa também pode ser utilizado para curtir séries relacionadas à Arquitetura e Urbanismo. O CAU/RJ indicou “cinco séries incríveis”. Aproveite!

  1. As casas mais extraordinárias do mundo
  2. Incríveis por dentro
  3. Irmãos à Obra
  4. Big Dreams, Small Places
  5. Abstract: the art of design

 

TEDx Talks

O período de isolamento também pode ser aproveitado com a série de vídeos das conferências TED no Brasil e no mundo. A maioria dos vídeos possui legenda em português. Se preferir, clique aqui e confira a playlist dos vídeos de língua portuguesa.

O portal Nexo também divulgou conteúdos especiais que incluem sugestões de sites, podcasts e recomendações culturais para “desacelerar”. Confira a lista completa.

 

Sabe de mais algum conteúdo online relacionado ao tema? Contribua e deixe seu comentário. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo