Eventos

Exposição na UFRGS apresenta importantes conjuntos de habitação social construídos na América Latina

Está aberta até 31 de agosto, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a exposição “Habitação Social na América Latina – 1950-1970”. A exposição é fruto de um projeto de pesquisa de mesmo nome desenvolvido pelo grupo FORM da Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona da Universidade Politécnica de Cataluña.

Na quarta-feira (22/08), às 19h, haverá uma palestra introdutória ao tema da pesquisa no auditório da Faculdade (Rua Sarmento Leite, 320).

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A exposição apresenta conjuntos de habitação social na América Latina – mais especificamente Argentina, Brasil, Chile e México – construídos entre os anos 50 e 70 e que constituem um importante legado da modernidade. A extensa coleção de fotos, desenhos, gráficos e textos sobre os projetos e obras pesquisados evidencia suas características formais e funcionais, técnicas construtivas, espaços abertos, equipamentos sociais e como estão inseridos nos tecidos urbanos de suas respectivas cidades. O reconhecimento desses aspectos oferece um contraponto à atual produção brasileira de conjuntos de habitação social e sugere a retomada das reflexões e discussões sobre o tema, que é inegavelmente de vital importância para a sociedade como um todo.

Uma resposta

  1. Cumprimento pela iniciativa de inquestionável importância para
    subsidiar a nossa produção habitacional, de interesse social, contemporânea. Gostaria de ter acesso à íntegra desta exposição. Haverá alguma publicação?
    Desde já agradeço, e aguardo retorno,

    att: prof. Sérgio Palhares ( Universidade Fumec/ MG )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo