Home » Notícias, Notícias CAU/RS, Sem categoria » Ética de cada um, responsabilidade de todos

Ética de cada um, responsabilidade de todos

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) divulgou nova edição do Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas. Além das informações atualizadas, a cartilha traz ilustrações dos arquitetos e urbanistas Daniel Pitta, Paulo Ricardo Bregatto e Noé Vega Cotta de Mello. 

O crescimento profissional em qualquer campo de atuação está atrelado à forma como são conduzidas as ações e atitudes de cada indivíduo. Por isso, a ética é um guia fundamental em todas as carreiras. Na Arquitetura e Urbanismo, o Código de Ética e Disciplina diz respeito ao conjunto de regras e condutas que devem nortear o comportamento e atividades profissionais. Ele tem, acima de tudo, duas funções: educacional preventiva e coercitiva. Os termos nele reunidos “devem ser integralmente acatados e obedecidos por todos os arquitetos e urbanistas, independentemente do modo de contratação de seus serviços profissionais – como autônomo, como empresário ou gestor, como assalariado privado ou como servidor público, ou em qualquer situação administrativa em que exista dependência hierárquica de responsabilidades, cargos ou funções”.

 

>>> Clique aqui para fazer o download <<<

 

Confira abaixo um trecho do Código, assinado pelo Vice-presidente e coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS, arquiteto e urbanista Rui Mineiro.

O segredo da conduta ética é não decepcionar, é fazer o que se sabe, o que se tem segurança, é reconhecer suas limitações quando surgirem, é buscar a solução para tudo sempre, é valorizar e preservar o passado, é realizar o presente com os olhos voltados para o futuro. Temos responsabilidades para com os nossos contratantes, para com a sociedade, para com os colegas, para com o nosso conselho profissional; mas, antes de tudo, temos responsabilidades para com a nossa consciência: colocar-se no lugar do outro é um bom exercício de avaliação de conduta. Recomendamos a leitura do regramento sobre a conduta ética proposto pelo CAU BR, mas sem esquecer de que para sermos Arquiteto(a)s e Urbanistas éticos precisamos antes sermos cidadãos éticos.”

Siga as nossas redes e fique por dentro das novidades do CAU/RS: Facebook e Instagram

 

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*