Home » Notícias » Notícias CAU/RS » Escritório Regional em Caxias do Sul sela compromisso de gestão do CAU/RS

Escritório Regional em Caxias do Sul sela compromisso de gestão do CAU/RS

Print Friendly, PDF & Email

Unidade abrangerá 88 municípios da Serra gaúcha, região que concentra mais de 2 mil profissionais e mais de 500 empresas atuantes na área.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) inaugurou, dia 27 de outubro, o Escritório Regional Serra, em Caxias do Sul. Situada no Pátio Eberle, local histórico da cidade, a unidade abrangerá 88 municípios da região, selando o compromisso da gestão em estar mais perto de profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo em todo o Estado.

Conselheiros, arquitetos e urbanistas de Caxias do Sul, representantes de entidades e autoridades do município estiveram presentes da inauguração.

Por conta da pandemia, o momento simbólico de inauguração foi restrito a alguns conselheiros e representantes de autoridades e entidades locais. Remotamente, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, e a vice-presidente, Evelise Jaime de Menezes, celebraram a conquista. “Com a inauguração em Caxias do Sul, que se junta a Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo, estamos completando plenamente o compromisso da gestão assumido com todos os profissionais do Estado”, declarou o presidente, lembrando que os escritórios Regionais representam o reconhecimento aos profissionais que atuam em todo o Rio Grande do Sul, qualificando e ampliando a atuação do Conselho.

A conselheira do CAU/RS, Orildes Tres, arquiteta e urbanista de Caxias do Sul, destacou a sensibilidade da atual gestão, bem como da anterior, em levar o Conselho para o interior do Estado. “Este é o ano em que começamos a regularizar a cidade e o arquiteto tem que estar presente nas decisões do município, eis que é o profissional preparado para isso. Esta sala está à disposição dos profissionais, um espaço grande nas intenções sobre o que fazer e como.” Também estiveram presentes os conselheiros Carlos Eduardo Pedone, Rafael Ártico e Fábio Zatti, bem como o Chefe de Gabinete do CAU/RS, Paulo Henrique Soares e o ex-conselheiro Matias Revello Vazquez.

O secretário de Habitação de Caxias do Sul, engenheiro Carlos Giovani Fontana, falou sobre a necessidade de enaltecer a política de interiorização do Conselho. “É bom para o profissional e para a sociedade”, disse, destacando o interesse da secretaria em resgatar o diálogo sobre programas do CAU/RS, como o ATHIS Casa Saudável e o Nenhuma Casa sem Banheiro, para atender um déficit de 22 mil moradias no município. Já o secretário de Urbanismo de Caxias do Sul, João Uez, na ocasião representando o prefeito municipal Adiló Didomenico; celebrou o Escritório Regional como um ganho para toda a sociedade caxiense: “É uma alegria termos um novo espaço, pois poderemos nos reunir com urbanistas para discutir legislação, projetos, mudanças, e só iremos avançar por meio do amplo debate”.

Da esquerda para a direita: conselheiro Carlos Eduardo Pedone, conselheira Orildes Tres e secretário municipal de Habitação João Uez. Crédito: Gabriel Lain

A arquiteta e urbanista e vereadora caxiense, Denise Pessôa, reforçou em seu discurso que o profissional que pensa a cidade é o arquiteto e urbanista: “É muito importante a presença do Conselho aqui. A Câmara tem muito orgulho do diálogo com o CAU e esperamos avançar no tema do estatuto da cidade”.

Também estiveram presentes na inauguração o promotor do Ministério Público, Adrio Gelatti; a representante do CAU/RS no Conselho do Plano Diretor de Caxias do Sul (CONSEPLAN), Silvia Rafaela Scapin Nunes; a presidente da Sala de Arquitetos, Gabriela Melêtti; o presidente do Sinduscon Caxias, Rodrigo Postilione; o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul (SEAAQ), Luiz Sbabo; o vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBea-RS), Tagir Fattori, o vice-presidente do IAB RS Núcleo Caxias do Sul, Maurício Rossini e o representante da Inspetoria do CREA-RS em Caxias, Vinicius Santa Catarina. 

O Escritório Regional Serra é o quarto a ser inaugurado – após Santa Maria e Pelotas, em 2019, e Passo Fundo, em setembro deste ano. Venha nos visitar! Esperamos você na rua Os Dezoito do Forte, 1639, sala 110, no Pátio Eberle (Centro).

Assista ao vídeo da inauguração:


 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*