Institucional

Escritório Regional do CAU/RS é inaugurado em Santa Maria

Inauguração do Escritório Regional do CAU/RS em Santa Maria | Foto: Germano Rorato

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) inaugurou na última sexta-feira o seu primeiro escritório regional, localizado no município de Santa Maria.  A partir de agora, arquitetos e urbanistas e estudantes da cidade poderão receber atendimento no local, Sala 101 da Alameda Buenos Aires, nº 107, próximo ao Fórum Municipal. “Nossa prioridade é aumentar nossa presença nos municípios para fiscalização com visitas frequentes, além de ampliar a conversa com os órgãos públicos”, afirmou a arquiteta e urbanista Andréa Borba Pinheiro, responsável pelo CAU na cidade.

A inauguração faz parte da estratégia do Conselho de estar mais próximo da categoria em todo o Estado. A proposta, que iniciou com o projeto CAU Mais Perto em que equipes percorrem as cidades para a realização de visitas, é intensificada com a criação dos escritórios. “Esse trabalho de interiorização é uma prioridade para a nossa gestão, como continuidade às realizações das gestões anteriores. Até o final da gestão temos a pretensão de inaugurar outros três escritórios – Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas”, ressaltou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

Estiveram presentes os secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella; de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk; adjunta de Estruturação e Regulação Urbana, Tais Nascimento; conselheiro federal do CAU, Ednezer Flores; coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana, Francisco Queruz; coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, Fabio Müller; presidente do IAB/RS, Rafael Pavan dos Passos; presidente do IAB/SM, Lídia Rodrigues; presidente do Conselho de Políticas Cultural, Orlando Fonseca; Superintendente da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Marcelo Rosses; além de representantes do Coletivo em Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Maria; e arquitetos e urbanistas. “Essa inauguração reforça a importância de trazer o fortalecimento da instituição para pensar no coletivo. Estamos abertos para trabalharmos juntos pela cidade”, afirmou Marta, ao representar o executivo municipal.

A região de Santa Maria compreende 87 municípios, 7 Instituições de Ensino Superior, 1.400 arquitetos e urbanistas registrados e quase 200 empresas do setor. Além disso, apresenta alta atividade econômica com aproximadamente 100 mil Registros de Responsabilidade Técnica emitidos, sendo que cada RRT equivale a um serviço de Arquitetura e Urbanismo prestado.

As atividades iniciaram na quarta-feira com uma palestra para profissionais e estudantes da área sobre a Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo, ministrada pela Agente de Fiscalização do CAU/RS e arquiteta e urbanista Andréa Borba Pinheiro. No dia 21, quinta-feira, foram realizadas palestras sobre Ética Profissional com os conselheiros Rui Mineiro e Noé Veja Cotta de Mello na Universidade Federal de Santa Maria e na UFN. A quinta-feira também foi marcada pelo Happy Hour que reuniu autoridades, profissionais e entidades locais no Cusco Baio.

Na sexta-feira, após a abertura oficial do Escritório Regional, os Conselheiros Estaduais se reuniram para discutir o Ensino de Arquitetura e Urbanismo na Reunião Plenária do mês de março. A atividade contou com a participação dos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFSM e da ULBRA, Fábio Müller e Diego Willian Nascimento Machado, respectivamente. Entre os assuntos debatidos estão os cursos de Ensino à Distância, disciplinas atuais dos cursos e homologação de novos cursos.

 

 

 

3 respostas

  1. Acho de especial importância a inauguração do escritório regional do CAU em S. Maria, parabéns pela iniciativa, prosperemos e “Arquitetemos”.

  2. Parabéns aos envolvidos!Quando é a previsão de inauguração em Passo Fundo? Uma equipe de quantas pessoas estarão trabalhando nesses escritórios? Haverá concurso público?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão 2024-2026 se reúne para Treinamento ao Plenário do CAU/RS

Pela primeira vez, mulheres ocupam presidências do CAU/RS e CREA-RS

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Pular para o conteúdo