Institucional

Entrevista com a arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho

Vera Fabricio Carvalho, a arquiteta e urbanista em atividade há mais tempo no Estado, foi homenageada pelo CAU/RS. Ela é o registro de nº 12 em todo o Brasil. Na sexta-feira, dia 16 de agosto, Vera esteve na sede do conselho gaúcho para receber sua carteira com o novo registro profissional. Aos 84 anos, ela continua na ativa e tem escritório no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. Natural do Rio de Janeiro, veio para o Rio Grande do Sul ainda na infância. Estudou Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Belas Artes da Ufrgs e se formou em 1951. Confira a entrevista.

Qual foi sua vivência mais marcante como arquiteta e urbanista?
A minha vivência mais marcante foi, sem dúvida, ao ser indicada pela UFRGS para desenvolver o projeto do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que estava parcialmente construído, mas internamente incompleto, não só nas instalações básicas como no planejamento hospitalar para atender as diversas finalidades de um hospital universitário. Foi um desafio ao qual me dediquei durante anos e que realmente, ao vê-lo funcionando, deu a mim e toda equipe muita satisfação.

Como foi sua vinda para o RS?
Eu nasci no Rio de Janeiro, embora minha família fosse toda gaúcha. Na época meu pai, que era médico, estava trabalhando lá temporariamente. Vim para Porto Alegre aos 12 anos de idade e já sou gaúcha assumida.

O que todo o arquiteto e urbanista precisa saber?
Deve ter consciência da realidade do nosso país e procurar dentro de sua atividade colaborar para a solução dos problemas sociais e econômicos que se apresentam.

Como você vê o futuro da profissão ou a profissão no futuro?
Sou otimista quanto ao futuro da profissão, desde que os profissionais da mesma sejam bem preparados e conscientes das dificuldades que, na prática, terão de enfrentar.

4 respostas

  1. O que mais motiva a continuar nossa caminhada, é ver pessoas como a Vera, guerreira, com a espada da motivação levantada sempre. Parabéns e Deus abençoe sempre.

  2. Parabéns pela trajetória, Vera. Com 27 anos tenho curiosidade de ler uma entrevista mais longa, que sem dúvida seria um importante registro da história da Arquitetura gaúcha. Parabéns ao CAU pela iniciativa.

  3. Movido pela saudade, tive o raro prazer de encontrar no google uma entrevista da arquiteta Vera Fabrício, exemplo de dinamismo e entusiasmo que tão bem transmitia em suas aulas, permanecendo vivo em minha memória.
    Parabéns Professora Vera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Gestão 2024-2026 se reúne para Treinamento ao Plenário do CAU/RS

Pela primeira vez, mulheres ocupam presidências do CAU/RS e CREA-RS

II Seminário dos Colegiados inaugura eventos do ano

Pular para o conteúdo