Sem categoria

Encontros CAU/RS tem sucesso de público em Pelotas

Foto: Divulgação CAU/RS

Sucesso de público. É assim que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo pode definir a primeira edição do Encontros CAU/RS que apresentou, em Pelotas, uma programação intensa e diversa que tratou sobre a importância do arquiteto e urbanista e seu potencial de transformar lugares. Em dois dias (06 e 07/04), mais de 150 pessoas circularam pelo evento, trocaram ideias e puderam absorver o conhecimento dos conselheiros do CAU/RS, entidades estaduais de arquitetura e urbanismo e convidados da área.

Vice-prefeito de Pelotas Idemar Barz. Crédito: Divulgação CAU/RS

O evento teve presença do vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, que saudou o CAU/RS pela iniciativa. “Os arquitetos e urbanistas são muito importantes para a construção das cidades. Para nós, que valorizamos o patrimônio histórico e cultural do município, é uma honra sediar a primeira edição deste grande evento”, disse.

Joaquim Haas, presidente do CAU/RS. Crédito: Divulgação CAU/RS

O arquiteto e urbanista Joaquim Haas, presidente do CAU/RS, destacou a intenção de aproximar o CAU de todos os arquitetos e urbanistas do Estado a partir dos Encontros CAU/RS como ação do CAU Mais Perto. “Neste ano, apostamos na ideia de que arquitetura e urbanismo envolvem cidades, lugares e, sobretudo, pessoas. É preciso humanizar o fazer arquitetura. E é, por isso, que entendemos que estar perto é fundamental para criação de relacionamento”, avaliou o presidente.

Programação: atividades e discussões diversas 

Entre os destaques da programação, a palestra do arquiteto e urbanista Bruno Santa Cecília, do escritório Arquitetos Associados, de Minas Gerais. Ao lado de seus sócios, o arquitetos assina o projeto de uma série de galerias de Inhotim, maior museu de arte contemporânea a céu aberto do Brasil. Em sua palestra, Bruno trouxe para o debate a ideia de construção do vazio: onde termina a matéria começa a arquitetura, que é o espaço habitado e ocupado pelas pessoas.

“A construção do vazio”, palestra do arquiteto e urbanista Bruno Santa Cecília. Foto: CAU/RS

A programação também contou com debates sobre ética em Arquitetura e Urbanismo, Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, elaboração e desenvolvimento de negócios no setor, obra segura e responsabilidades do arquiteto e urbanista na orientação de profissionais que atuam na construção civil, empatia para transformar a maneira de pensar projetos e tendências na arquitetura com exemplos de casos trazidos por Gabriel Grandó, da Ideia1 de Porto Alegre, e Feel Studio de Pelotas. O papo teve mediação do arquiteto e urbanista Rafael Passos, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).

Também houve apresentação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e das entidades de arquitetos e urbanistas com representação estadual para conhecimento de suas áreas de atuação: Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas (SAERGS), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS) e Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA/RS). Todas as palestras tiveram grande procura e sucesso de público.

Memorial do CAU/RS

A exposição “Arquiteto: registro, memória e obra”, do Memorial do CAU/RS, também recebeu visitas bastante interessadas nas plantas, fotos e documentos históricos expostos. Além da mostra, foi possível prestigiar de perto a história de um dos registros que está sob responsabilidade do Conselho e integra parte da exposição. Trata-se da planta de uma casa desenvolvida pelo arquiteto e construtor Alberto Sampaio na Rua Barroso esquina com a Rua Uruguai em Pelotas. A construção data de 1931. A casa, original de uma família portuguesa, foi vendida em 1940 para a família dos atuais moradores e proprietários que, na ocasião dos Encontros CAU/RS, visitaram a mostra.

Exposição “Arquiteto: registro, memória e obra”. Foto: CAU/RS

A próxima edição do Encontros CAU/RS acontece dia 12 de abril em Santana do Livramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo