Home » Notícias, Notícias CAU/RS » Em Caxias do Sul, famílias recebem projetos do Nenhuma Casa sem Banheiro

Em Caxias do Sul, famílias recebem projetos do Nenhuma Casa sem Banheiro

Print Friendly, PDF & Email

Na Serra gaúcha, o projeto especial do CAU/RS está organizado em duas grandes etapas.

 

Em Caxias do Sul, fevereiro foi o mês dar o start no projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro. O cronograma elaborado pela equipe de profissionais de Arquitetura e Urbanismo engloba duas grandes etapas: Projeto e Execução.

Duas etapas: projeto e execução

A primeira contou quatro importantes encontros, sendo o mais recente em março. O primeiro passo foi apresentar o Nenhuma Casa sem Banheiro e parceiros do projeto especial à equipe de arquitetas e urbanistas, além de realizar um debate sobre a metodologia do trabalho. 

Na sequência, foi a vez de as 30 famílias selecionadas conhecerem o time de arquitetos e urbanistas e o trabalho que será realizado por meio do projeto especial, junto às técnicas da Fundação de Assistência Técnica (FAS). Ao todo, o projeto chegará a 14 bairros de Caxias do Sul, a maioria situados na zona Oeste da cidade. 

Com a aprovação e entrega dos projetos, começa a segunda grande etapa, que ocorrerá ao longo de todo o ano de 2021, que é a execução. Os recursos virão do Ministério Público, que liberará a verba em lotes. Os arquitetos e urbanistas acompanharão as obras, sempre em diálogo com as famílias e técnicas da FAS. Para melhor organizar a ordem de execução das obras, foram selecionadas como prioritárias famílias que fazem parte do grupo de risco da COVID-19; famílias com pessoas com mobilidade reduzida; banheiros mais precários ou residências sem banheiro; famílias mais numerosas e com mães solteiras.

“O NCSB é um projeto de grande importância, ainda mais no momento em que nos encontramos. É uma oportunidade de ampliar o debate com o município sobre políticas públicas voltadas à habitação, valorizando a classe nesse processo. Permite também, junto às demais áreas envolvidas, discutir outras formas de se fazer Arquitetura e Urbanismo, valorizando os conhecimentos locais e praticando uma escuta mais apurada das populações atendidas, além de escancarar a falta de atendimento a demandas tão urgentes à vida”, declara o coordenador local do projeto, Maurício Rossini dos Santos. Junto a ele, a equipe de profissionais do projeto especial em Caxias do Sul é representada pelos arquitetos e urbanistas Bruna Pezzi Fachinelli, Luísa Mossmann, Marta Detanico Vieira, Renata Diligenti, Roberta Rech e Vinícius Brandalise Paim.

Em Caxias do Sul, o NCSB acontece com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS, via Núcleo Caxias do Sul), do Coletivo MEIO, do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UCS (TaliesEM), da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Assistência Técnica  e da Secretaria de Habitação, além do Ministério Público.

 

Saiba mais

Um investimento de mais de R$ 500 mil pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e que deve beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas de baixa rendaO projeto especial “Nenhuma Casa sem Banheiro” foi lançado em junho e tem por objetivo viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas.

O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à COVID-19 que foram aprovadas durante a 108ª Plenária do CAU/RS, realizada em formato online. A iniciativa também foi destaque em matéria da coluna “Pensar a Cidade”, do Jornal do Comércio, no portal G1 RS, no site da ONU-Habitat, entre outros veículos e entidades.

 

  • Pin It


2 Responses to Em Caxias do Sul, famílias recebem projetos do Nenhuma Casa sem Banheiro

  1. Ola me chamo Darrany sou coordenador departamento da habitação na assistência do Município de Bom jesus, fiquei muito interessada pois aqui tem muitas familias que precisam urgente,queria ver como que conseguimos uma ajuda aqui para nossa comunidade?

  2. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Oi, Darrany! Você pode entrar em contato com o nosso Gabinete de ATHIS para mais informações: gabineteathis@caurs.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*