Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Eleições CAU 2020: resultados preliminares

Eleições CAU 2020: resultados preliminares

Print Friendly, PDF & Email

Mais de 100 mil profissionais votaram em todo o país. No Rio Grande do Sul, a chapa 2 obteve a maioria dos votos.

A Comissão Eleitoral Nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CEN-CAU/BR) acaba de divulgar os resultados preliminares das Eleições 2020 do CAU.

No total, 109 mil profissionais de Arquitetura e Urbanismo em todo o país votaram para escolher os conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF.

No Rio Grande do Sul, 8.800 arquitetos e urbanistas registraram seu voto. Como resultado preliminar, a Chapa 2 obteve a maioria dos votos, seguida pelas Chapas 3 e 1. Confira o percentual dos votos por chapa:

 

Chapa 1: 13,09% –  não elegeu conselheiros 

Chapa 2: 64,53% – 18 conselheiros eleitos

Chapa 3: 22,38% – 05 conselheiros eleitos

 

Nos Estados, a divisão dos assentos de conselheiros segue a regra proporcional: cada chapa ocupa o número de vagas correspondente ao percentual de votos obtidos nas Eleições. No CAU/BR, assumem os candidatos da chapa mais votada em cada estado, no Distrito Federal e entre as Instituições de Ensino Superior (IES).

No Rio Grande do Sul, dos 23 conselheiros titulares que irão integrar o novo mandato, 18 serão representantes da chapa 2 e cinco serão representantes da chapa 3. Os nomes dos conselheiros que vão assumir o CAU/RS para o mandato referente ao triênio 2021-2023, divulgados pela CEN-CAU/BR, podem ser consultados aqui.

O resultado final das Eleições 2020 será divulgado dia 7 de dezembro. Os candidatos eleitos assumirão a posse do novo mandato dia 15 de dezembro. Clique aqui e consulte as próximas datas do calendário eleitoral.

 

Apuração

O processo de apuração começou às 0h00 de hoje (16/10), logo após o fechamento da votação às 23h59 de ontem (horário de Brasília). Ainda na madrugada desta sexta, o sistema eleitoral foi auditado pela empresa The Perfect Link, em um processo que envolve backup e download do banco de dados, verificação dos elementos criptográficos que garantem que não houve modificação nas informações armazenadas no sistema eleitoral, decriptografia e contagem dos votos para garantir o sigilo e a integridade do resultado do pleito, e geração do relatório contendo a contagem dos votos. A empresa, contratada via licitação, realizou também a auditoria da plataforma previamente e em tempo real durante toda votação.

Concluído seu trabalho, a auditoria encaminhará à CEN o relatório contendo o quantitativo de votos registrados no sistema com dados totais e percentuais por UF/chapa, seguindo-se a elaboração pela Comissão do cálculo e da lista dos eleitos.

O sistema eleitoral na votação é uma plataforma independente dos sistemas do CAU, pertencendo à empresa Scytl Soluções de Segurança e Voto Eletrônico Ltda., também contratada pelo CAU/BR via licitação.

 

Não votei, e agora?

O arquiteto e urbanista eleitor que não votou no dia 15 deverá justificar a falta pelo Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) a partir de 1º de novembro até 31 de dezembro de 2020. Acesse e siga as instruções. Não serão exigidos atestados, declarações ou qualquer documento. Caso a justificativa não seja realizada no prazo fixado, o profissional eleitor passa a ser devedor de multa equivalente a 5% do valor da anuidade prevista no art. 42 da Lei n° 12.378, de 2010.

 

  • Pin It


7 Responses to Eleições CAU 2020: resultados preliminares

  1. Fiz minha votação conforme “obrigatoriedade”. Que fique CLARO. Esta obrigatoriedade é recíproca! Vocês terão a obrigatoriedade de desenvolver uma gestão eficiente.
    Conselho de classe não é sindicato. Observem isto, caso tenham a pretensão de alinhar pautas irrelevantes para evolução da profissão.

  2. Estou tentando justificar que não consegui votar e não estou conseguindo!

  3. Obrigado por publicarem o comentário. Ambiente bastante “pródigo” à opiniões. Só que não.
    Aliás, sugiro eliminar este espaço, pois perde sua utilidade conforme a conveniência do administrador.
    A responsabilidade de gerenciar um conselho de classe deve ser explícita.
    Se eu estiver equivocado argumente, por gentileza.
    Att.

  4. NAO CONSIGO JUSTIFICAR MEU VOTO.
    COMO DEVO PROCEDER?

  5. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Bom dia, Fernando. Seu comentário foi aprovado. Este é um espaço aberto a manifestações!

    O Atendimento aos profissionais é feito pelos canais disponíveis aqui: https://www.caurs.gov.br/contato/. Também é possível entrar em contato com a Ouvidoria do CAU/BR, que possui essa função de comunicação direta entre Conselho, profissionais e população: https://www.caubr.gov.br/ouvidoria/.

  6. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Oi, Laís! A funcionalidade de justificativa estará disponível a partir de 1º de novembro no SICCAU.

  7. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Oi, Taís! A funcionalidade de justificativa estará disponível a partir de 1º de novembro no SICCAU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*