CAU Compartilha

ELE LELÉ: site registra obra do arquiteto João Filgueiras Lima

Superquadra 108 Sul de Brasília (1958) contou com a atuação de Lelé | Foto: Instituto JFL

Está no ar o site ELE LELÉ, exposição online sobre a obra do arquiteto carioca João Filgueiras Lima, acessível a todas e todos. Logo após formado, em 1957, Lelé se ofereceu para atuar nas obras da construção de Brasília (DF). A ausência de recursos e de comunicação, além do contato direto com o canteiro de obras, fizeram com que ele desenvolvesse sua capacidade criativa.

Lelé foi pioneiro em diferentes frentes de trabalho no campo da arquitetura: ensino e pesquisa, pré-fabricação em diferentes materiais, soluções construtivas e projetuais para melhor qualidade ambiental e desempenho dos edifícios. A exposição é ação do Projeto Arquitetura e Movimento #1 Lelé, contemplado em edital de Patrocínio Cultural do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) para iniciativas que ampliem o impacto social da Arquitetura e Urbanismo.

A coordenação geral e concepção é de Cristina Castro com Sergio Cerviño Rivero. A exposição tem curadoria e coordenação do professor José Fernando Minho, um dos colaboradores mais próximos de Lelé por muitas décadas, e contou com a participação de professores e pesquisadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outras instituições.

 

Acesse o site ELE LELÉ.

 

MAIS SOBRE: Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Arquiteto Rafael Passos é nomeado superintendente do Iphan no RS

Salma Cafruni recebe medalha Gastão Bahiana

Após pressão popular, prefeitura de Bento Gonçalves retira projeto do Plano Diretor

Pular para o conteúdo