Campanha

Dia do Professor: CAU/RS atuante em defesa da valorização do ensino presencial

Não existe ensino de Arquitetura e Urbanismo sem sala de aula. Não existe sala de aula sem professor. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), por meio da Comissão de Ensino e Formação (CEF), busca a valorização do ensino presencial e o fortalecimento da relação que possibilita a partilha do conhecimento: o encontro de alunos com alunos e de professores com alunos.

Valorizar o ensino presencial é também valorizar o professor em sala de aula. O ateliê é um momento de transmitir e de gerar conhecimento. É a partir do debate, do encontro em sala de aula, que se fortalece o amadurecimento profissional”, destaca o coordenador da CEF-CAU/RS, arquiteto e urbanista e professor na Univates, Rodrigo Spinelli

Neste Dia do Professor, o CAU/RS reforça seu compromisso com a qualidade do Ensino Superior em Arquitetura e Urbanismo por meio do trabalho da CEF. Desde 2018, a Comissão vem trabalhando, em especial, com as seguintes pautas:

  • Fortalecimento do ensino presencial, com debates sobre as possibilidades, limitações e ferramentas do Ensino à Distância (EaD) e do Ensino Remoto Emergencial (ERE);
  • Defesa das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), para a necessária atualização das mesmas;
  • Aproximação com coordenadores de curso de Arquitetura e Urbanismo e a criação de um fórum permanente;
  • Extensão universitária e curricularização da extensão;
  • Residência técnica.

As principais conquistas do CAU/RS em defesa do ensino presencial, assim como desdobramentos relacionados ao tema, estão publicadas na página especial pela qualidade do ensino. O Conselho gaúcho, como exemplo, foi pioneiro ao validar judicialmente sua decisão de negar o pedido de registros profissionais de egressos de cursos de Arquitetura e Urbanismo EaD.

Em junho de 2021, o Seminário Regional de Santa Maria debateu questões relacionadas ao ensino. Foi a primeira edição de quatro webinários promovidos pelo CAU/RS, eventos preparatórios para a Semana da Arquitetura e realizados em formato híbrido, sendo transmitidos do interior do estado com participações remotas, lembrando do trabalho do Conselho de estar mais perto dos arquitetos e arquitetas e urbanistas. Inclusive, a ideia de criar o Fórum de Coordenadores, para possibilitar um canal de diálogo constante, surgiu no Webinário de Ensino realizado na cidade que é polo educacional do centro do Rio Grande do Sul.

Acompanhe notícias relacionadas à CEF-CAU/RS e ao ensino e à formação profissional aqui.

 

Comissão de Ensino e Formação

  • Rodrigo Spinelli (Coordenador) | Maurício Zuchetti (Suplente)
  • Fábio Müller (Coordenador Adjunto) | Patrícia Lopes Silva (Suplente)
  • Lidia Glacir Gomes Rodrigues | Luiz Antônio Machado Verissimo (Suplente)
  • Rinaldo Ferreira Barbosa
  • Roberta Krahe Edelweiss

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Campanha destaca atribuições de profissionais de Arquitetura e Urbanismo

CAU/RS inicia segunda fase da campanha pela valorização profissional

Descomplica Ética: página reúne perguntas e respostas mais frequentes sobre o tema

Pular para o conteúdo