Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » CAU/RS adota medidas de prevenção ao coronavírus. Confira as principais mudanças

CAU/RS adota medidas de prevenção ao coronavírus. Confira as principais mudanças

Tendo em vista a pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) do novo coronavírus (Covid-19), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) adotou medidas para reduzir a velocidade de transmissão, ampliar os prazos de contágio e, ao mesmo tempo, manter, na medida do possível e com segurança, seus serviços e rotinas administrativas.

Os Canais de Atendimento à distância, como telefone, e-mail e WhatsApp, operam em horário reduzido, das 10h às 16h.

📧 E-mail: atendimento@caurs.gov.br

Telefone (por setor/assunto):

  • Atendimento Geral: (51) 99164-2926
  • Pessoa Física: (51) 99123-3959
  • Pessoa Jurídica: (51) 99176-1121
  • RRT: (51) 99899-7587
  • Fiscalização: (51) 99326-4204
  • ATHIS: (51) 99857-9750

📞 WhatsApp (por setor/assunto):

  • Pessoa Física: (51) 99259-9555
  • Pessoa Jurídica: (51) 99217-9727
  • RRT: (51) 99258-3377
  • Fiscalização: (51) 99382-7295

Estão suspensas as atividades listadas a seguir, a partir de 17 DE MARÇO:

Arquitetos e urbanistas

  • ATENDIMENTO PRESENCIAL nas sedes do CAU/RS (Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas);
  • Atividades de ATENDIMENTO ITINERANTE E FISCALIZAÇÃO EXTERNAS às sedes do CAU/RS;
  • REUNIÕES DE COMISSÃO E COLEGIADOS do CAU/RS agendadas e convocadas para o período;
  • Quaisquer ATIVIDADES EXTERNAS às sedes do CAU/RS com a participação presencial de conselheiros ou empregados, INCLUINDO VIAGENS programadas para o período;
  • AUDIÊNCIAS DE PROCESSOS ÉTICOS e OUTRAS REUNIÕES que exijam a presença de pessoas estranhas ao público interno do CAU/RS.

Também fica cancelado o do SEMINÁRIO REGIONAL DE SANTA MARIA, previsto para dias os 26 e 27 de março de 2020.

Funcionários

Durante este período o CAU/RS adotou trabalho remoto para todo o quadro de funcionários, sem prejuízo de sua remuneração. A partir de um regime de revezamento e em horário reduzido, somente irão à sede do Conselho aqueles empregados que necessitarem realizar atividades presenciais e que não façam parte do chamado “grupo de risco” (idosos, cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos e imunossuprimidos).

Outras situações serão tratadas diretamente entre funcionários e gerentes de área.

Registro de ponto: Adoção do ponto via aplicativo ou site, que deverá ser marcado da residência do funcionário ou estagiário (Ponto Secullum 4).

Grupo de Monitoramento: Criação de uma equipe responsável pelo acompanhamento diário da pandemia e da efetividade das ações adotadas pelo CAU/RS, e o encaminhamento, através de Linha de Transmissão de WhatsApp para todos os conselheiros, empregados, estagiários e terceirizados, de informações e atualizações sobre recomendações e deliberações do CAU/RS quanto ao tema.

Higiene e limpeza: intensificação da limpeza de banheiros, copas, salas de uso coletivo e outros elementos e objetos possíveis vetores de transmissão (mesas, corrimões, maçanetas), assim como fornecimento de material extra de higiene para proteção pessoal e coletiva.

 

As medidas seguem as recomendações das autoridades nacionais e locais publicadas pelas seguintes instituições: Ministério da Saúde; Governo do Estado do Rio Grande do Sul, via Decreto Estadual n.º 55.115/2020; Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, via Comitê do Plano de Contingenciamento frente ao novo coronavírus (COVID-19); Conselho Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR, através da Portaria Presidencial n° 294, de 13 de março de 2020, entre outras.

As informações divulgadas estão disponíveis na Deliberação ad referendum 01/2020, na Portaria Normativa 005/2020, na Portaria Normativa 007/2020 e na Deliberação ad referendum 08/2020.

 

  • Pin It


7 Responses to CAU/RS adota medidas de prevenção ao coronavírus. Confira as principais mudanças

  1. Acho que o Cau deve ser posicionar a respeito do exercício da profissão com relação as mesmas questões acima… Há colegas marcando inicio de obras… por incrível que pareça…
    Outros conselhos já determinaram a suspensão de atividades e a recomendação de utilização apenas de atendimentos remotos..

  2. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Oi, Márcia! Em breve vamos divulgar um Protocolo de Obras para conter a disseminação do vírus nos canteiros de obra. Cada estado e município está adotando suas próprias medidas de contenção. As orientações do CAU são no sentido de garantir a segurança daqueles que ainda não foram impedidos legalmente de dar continuidade ao trabalho.

  3. Acho que diante da crise que o setor construtivo já enfrenta e dos problemas gerados aos profissionais diante do quadro pandêmico a que nos encontramos, o CAU deve se sensibilizar e rever sua política de valores de taxas para o restante do ano.
    Já são inúmeros profissionais sem trabalho e, pior, sustentando funcionários parados com dinheiro do próprio bolso !
    Já são visíveis os reflexos na economia e a falta de pagamento por parte dos contratantes.

  4. e em relação aos valores da anuidade, meus trabalhos zeraram, e sem trabalho não consigo continuar pagando as parcelas, eu pago anuidade eu compro comida, os dois não vai dar.

  5. Concordo com o postado acima: estão sendo cancelados contratos em andamento e os contratos que estavam por vir estão sendo suspensos.
    È importante que o CAU, como representante da categoria, entenda esta situação de CALAMIDADE e suspenda as cobranças das empresas e pessoas físicas. Outros Conselhos já estão tomando esta medida.

  6. Assessoria de Comunicação CAU/RS

    Oi, Bruna! O CAU divulgou um novo prazo para pagamento: 31 de julho. Mais informações aqui: https://www.caurs.gov.br/anuidade-2020-prazo-de-pagamento-prorrogado-ate-31-de-julho/. Obrigada pelo contato!

  7. Penso que neste momento todos nós profissionais liberais estamos em situação delicada e o conselho poderia intervir,para que os profissionais liberais recebe em auxílio do governo ,outros paises, como Portugal tem colegas engenheiros e arquitetos estão recebendo aucilio emergencial do governo .E não só a nossa classe está passando por essa falta de assistência,dentistas,fisioterapeutas,médicos,advogados ,dentro outros …o sindicato também tem que se movimentar neste sentido,os profissionais pagamos aluguel de sala pra trabalhar dentro outros encargos pesados,Auxílio Emergencial para Arquitetos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*