Sem categoria

Conheça os vencedores do IX Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo da FSG

Alunos vencedores do IX Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo da FSG

No dia 31 de outubro aconteceu o IX Prêmio Projeto de Arquitetura e Urbanismo da FSG. O evento ocorreu durante o ArqTalk Serra e foi promovido pela Associação Sala de Arquitetos, contando com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Mais de 300 pessoas estiveram presentes, entre arquitetos e urbanistas, estudantes e comunidade em geral para assistir ao bate-papo com os escritórios Fabris Franco Arquitetura e Arqdez, que abordou a evolução das tecnologias na venda projetos de interiores. O arquiteto Eduardo Gurian, do SIAA Arquitetos, de São Paulo, também compartilhou experiências do escritório com projetos que utilizam a pesquisa e o desenho como premissa.

A solenidade de premiação dos melhores projetos de 2018 do curso de Arquitetura e Urbanismo da FSG encerrou o evento. O primeiro lugar foi conquistado por Caroline Oss Emer, na disciplina de Projeto III, ministrada pela arquiteta e urbanista Taísa Festugato. O segundo prêmio ficou com Gabriel Pergher Horbach e o terceiro foi para Arthur de Oliveira Jacobs, ambos pela disciplina de Projeto V, ministrada pelos arquitetos Rafael Ártico e Juliana Gaurnieri.

Além disso, 15 trabalhos receberam menção honrosa. Confira:

  • Projeto II – Karine Fongaro
  • Projeto II – Bianca Nedel
  • Projeto III – Anderson Bones
  • Projeto III – Caroline Oss Emer
  • Projeto IV – Angélica Galiotto Salvador e Karina Guimarães Camillo
  • Projeto IV – Andressa Molon Biesutti e Gabriele Variza Tondello
  • Projeto V- Gabriel Pergher Horbach
  • Projeto V – Arthur de Oliveira Jacobs
  • Projeto VI – Aléxia Natalia Da Rosa Vargas, Maria Eduarda Lopes Leite e Rafaela Toss
  • Projeto VI – Andrelize Da Motta De Oliveira, Gabrielle Cardoso Mari, Greice Keli Vezentini e Karine Fagherazzi Lazzari
  • Paisagismo e Meio Ambiente – Schauana Massignani e Ingrid de Souza Pinto
  • Urbanismo I – Débora Rui, Raquel de Oliveira, Patricia Drehmer
  • Urbanismo I- Pamela Vall Neitzke e Gabriel Pergher Horbach
  • Urbanismo III – Greice Keli Vezentini e Karine Fagherazzi Lazzari, Guilherme Dacas e Eduarda Masiero
  • Urbanismo III – Andrelize da Motta de Oliveira, Gabrielle Cardoso Mari, Mariel Boeira dos Santos, Caroline Gasperin

 

 

Sobre o trabalho vencedor:

A aluna Caroline Oss Emer desenvolveu o projeto na disciplina de Projeto III, ministrada pela arquiteta e urbanista mestra Taísa Festugato, no segundo semestre de 2018. A proposta era projetar uma escola de Ensino Fundamental em terreno com frente para a praça das feiras e para rua Olavo Bilac, aproveitando o desnível de 6 metros entre as frentes. Preenchendo um espaço vazio entre os edifícios históricos das antigas Vinícolas Caxiense e Riograndense, o projeto foi desenvolvido em três níveis para respeitar as alturas das edificações existentes. Ele se organiza em barras lineares com pátio central no nível intermediário que limita o acesso para a parte externa da escola, proporcionando um maior controle das crianças. Com essa formação de partido, foi possível criar dois acessos, sendo um pela Rua Olavo Bilac, para quem chega de carro, e um segundo acesso, peatonal, pela Praça das Feiras, de forma que a praça e a escola se conectem, trazendo mais vida para o lugar. O desnível entre a praça e o nível intermediário do lote é vencido por patamares de hortas educativas, proporcionado um espaço de troca de conhecimento e alimentos naturais para as crianças.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo