Sem categoria

Conheça os vencedores do 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano da FNA

Após análise dos nomes indicados ao 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2016, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) escolheu os vencedores. Os profissionais foram reconhecidos em seis categorias. O Comitê Curador, constituído pelo presidente da entidade, Jeferson Mota Salazar, e por ex-presidentes que integram o Conselho Consultivo, reuniu-se no dia 26 de agosto, na sede do SASP, em São Paulo (SP), para fazer a análise. Foram avaliados 22 indicados, que receberam apoio de 41 indicações feitas até o dia 20 de julho deste ano.

Os vencedores são dos estados do Rio Grande do Norte (RN), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Distrito Federal (DF) e São Paulo (SP). Eles foram escolhidos em seis categorias previstas no regulamento: Setor Público, Setor Privado, Jovem Arquiteto, Homenagem Especial, In Memorian e Reconhecimento da Contribuição a Arquitetura e Urbanismo. A entrega do prêmio será no dia 17 de novembro, no Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre (RS), durante a cerimônia de abertura do 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (40º ENSA). Na ocasião, os laureados receberão um troféu e um diploma relativo à premiação.

A escolha dos laureados levou em consideração a relevância e o impacto das realizações dos profissionais indicados nas diversas áreas de atuação profissional, através de ações, projetos ou obras inovadoras que beneficiam a sociedade brasileira. O Comitê Curador, no uso das suas atribuições, também analisou a pertinência do enquadramento das indicações nas categorias, de forma a melhor atender aos objetivos do prêmio, gerando um Quadro Geral de indicações, todas elas merecedoras de um certificado de participação.

Um dos grandes nomes citados esta edição do Prêmio foi o do ex-presidente do IAB RS e IAB Nacional, e um dos mais importantes urbanistas do Brasil, Demétrio Ribeiro. Ele foi homenageado na categoria “In Memorian”, destinada ao reconhecimento póstumo, juntamente com Enilda Ribeiro.

Com o objetivo de reconhecer ações promovidas por pessoa física ou jurídica, profissionais ou não, que valorizem a atividade profissional, o destaque foi para a Rádio Arquitetura, de Novo Hamburgo, contemplada por seu “Reconhecimento da Contribuição a Arquitetura e Urbanismo”.

Na categoria “Jovem Arquiteto”, Deloan Edberto Mattos Perini, de Erechim, foi escolhido pelo júri. “Este prêmio nasceu durante minha graduação pensando em requalificação nos espaços urbanos e é hoje um reconhecimento de grande visibilidade no meu trabalho. Ele me deu a oportunidade de enxergar além do obvio, de pensar na figura do arquiteto que atinge e influencia diretamente a vida das pessoas como uma espécie de agente pacificador urbano, vendo a melhoria direta do espaço na cidade”, afirmou Perini.

11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

  • Arquiteto e Urbanista 2016 – SETOR PÚBLICO: Amadja Henrique Borges – Natal (RN)
  • Arquiteto e Urbanista 2016 – SETOR PRIVADO: Pedro Amim Tavares e Bernardo Richter – Curitiba (PR)
  • Arquiteto e Urbanista 2016 – JOVEM ARQUITETO: Deloan Edberto Mattos Perini – Erechim (RS)
  • Arquiteto e Urbanista 2016 – HOMENAGEM ESPECIAL: Antonio Carlos Moraes de Castro – Brasília (DF) e Alis Jein Josefides Scacino – São Paulo (SP)
  • Arquiteto e Urbanista 2016 – IN MEMORIAN: Demétrio e Enilda Ribeiro – Porto Alegre (RS)
  • Arquiteto e Urbanista 2016 – RECONHECIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO A ARQUITETURA E URBANISMO: Rádio Arquitetura – Novo Hamburgo (RS)

A láurea Arquiteto e Urbanista do Ano, criada em 2006 em comemoração aos 27 anos da FNA, é conferida anualmente aos profissionais brasileiros que se destacaram por sua atuação em atividade vinculada a arquitetura e urbanismo. Em uma década, já foram reconhecidos dezenas de profissionais com trajetória de destaque em diversas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo