Sem categoria

Conheça as realizações e projetos do CAU/RS para 2019

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) é o órgão público responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da Arquitetura e Urbanismo em todo o estado. O CAU defende a sociedade ao mesmo tempo que promove e valoriza a profissão. As entidades de Arquitetura e Urbanismo, por sua vez, congregam e representam os profissionais por atuação, setor, localização. São funções complementares e integradas que asseguram o desenvolvimento da categoria.

O CAU/RS está em sua terceira gestão. Cumpridas as etapas iniciais de criação e estruturação do Conselho, chegou a hora de realizar. É o que acredita a atual gestão, eleita para o triênio 2018-2020. Desde a posse, a Presidência e os conselheiros eleitos atuam no sentido de qualificar o trabalho de rotina, ampliar as ações de enfrentamento a questões históricas da profissão, dialogar com outras instituições e levar a arquitetura e o urbanismo para mais perto das pessoas.

Para fazer das ideias uma realidade, diversos projetos estão em andamento. Entre eles, a qualificação da fiscalização, não apenas em obras, mas também em eventos e feiras, licitações e concursos públicos; a realização de convênios de fiscalização com o CREA, prefeituras e outras instituições; a ampliação do CAU Mais Perto, garantindo a presença do CAU em todo o estado, com roteiros permanentes de visita às cidades; e editais de apoio e patrocínio para entidades e instituições de arquitetos e urbanistas promoverem a profissão, investindo em eventos, oficinas, cursos, publicações e premiações.

Além disso, foram criados os Escritórios Regionais do CAU/RS, um compromisso da plataforma de campanha da gestão eleita. Os Escritórios vão reforçar a presença do Conselho no interior e estender serviços como atendimento, fiscalização e relações institucionais. O piloto está em fase de implantação em Santa Maria. Em 2019 e 2020, haverá representações também em Pelotas, Caxias do Sul e Passo Fundo.

Ao longo do processo de desenvolvimento desses projetos, ficou evidente a necessidade de amarrar as pontas soltas para a rede de conexões construída pelo CAU/RS tornar-se cada vez mais forte. O Conselho já conta com uma estrutura de apoio formada pelo Fórum de Coordenadores, que reúne coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo, e pelo Colegiado das Entidades de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) em nível nacional e estadual, com representantes de entidades compostas apenas por profissionais da categoria, mas ainda faltava um espaço que incluísse as entidades locais, mistas, setoriais acadêmicas, de servidores e institucionais.

Neste contexto, em novembro de 2018, foi instituído o Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul, que reúne todas as entidades que congregam arquitetos e urbanistas no estado. O Fórum se reunirá quatro vezes por ano, com aporte de recursos do CAU/RS, e debaterá temas relacionados a questões de ensino, formação e exercício profissional, como instância de assessoramento do CEAU.

É inestimável a contribuição das entidades para a profissão, algumas com mais de 40 anos de atuação. Com a criação do Fórum, o CAU/RS cumpre com mais um compromisso da sua plataforma de gestão e contribui para a recuperação e ampliação do protagonismo dos arquitetos e urbanistas e de suas entidades em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo