Sem categoria

Conheça ações de enfrentamento ao coronavírus promovidas por arquitetos e urbanistas

Além de ajudar, muitos profissionais também podem ser beneficiados por iniciativas. Confira!

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) está fazendo com que a solidariedade una profissionais de diferentes áreas por uma causa maior: ajudar quem tanto precisa. Arquitetos e urbanistas e organizações afins ao setor da Construção Civil estão promovendo ações em diferentes regiões do Estado. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) reuniu as principais, que envolvem e também beneficiam a categoria.

 

Rede #UrbanistasContraoCorona

A iniciativa é uma mobilização nacional e aberta a todos. Além de arquitetos e urbanistas, profissionais e estudantes de todas as áreas, além de voluntários, são bem-vindos.

É possível participar do movimento de diversas maneiras. Clique aqui e veja como.

 

Apoie uma chefe de família | ONG Mulher em Construção

A campanha visa auxiliar mulheres que estão em casa sem poder trabalhar devido à pandemia. A ONG aceita doações de materiais de limpeza, higiene, alimentos e dinheiro. Clique para saber mais.

A Mulher em Construção capacita mão de obra feminina para o mercado da Construção Civil. Centenas de mulheres já passaram pelo projeto, que celebra 14 anos em 2020. 

 

Pacote de créditos especial para arquitetos e urbanistas

O Banco do Brasil anunciou um pacote de medidas com condições especiais para apoiar arquitetos e urbanistas e as empresas do setor nesse momento de impacto econômico em virtude da COVID-19.

O pacote inclui, entre outros produtos, prazos especiais para empréstimos e condições especiais para solução de dívidas. Os gerentes do BB estão realizando abordagem ativa aos arquitetos e urbanistas correntistas (PF e PJ) e podem dar orientações em relação às soluções disponibilizadas. Clique aqui e saiba mais.

 

Quartos da Quarentena

A iniciativa defende implantar políticas de uso de quartos de hotéis para oferecer abrigo a quem mais precisa durante o enfrentamento da pandemia no Brasil. No Rio de Janeiro, Paraná e também na Espanha já existem decretos regulamentando a ação. O objetivo é pressionar os gestores públicos das cidades e dos estados por medidas urgentes de oferta de abrigo seguro. Saiba como aqui.

A campanha #QuartosDaQuarentena foi criada pelo Instituto Urbe Urges, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Nossas e está sendo replicada através da Rede Nossas Cidades e de outros grupos e ativistas que pressionam por medidas urgentes de combate à COVID-19.

 

Confecção de protetores faciais | UFPel

Visando auxiliar no combate ao coronavírus (COVID-19), alunos e professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizaram um mutirão para confeccionar protetores faciais. A ação teve apoio da reitoria da universidade e do Grupo de Estudos para o Ensino e Aprendizagem de Gráfica Digital (Gegradi). Além de alunos de Arquitetura e Urbanismo, participam do projeto acadêmicos dos cursos de Cinema e Engenharia de Materiais, assim como ex-alunos e ex-bolsistas. Mais de 1.300 unidades foram doadas ao Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Saiba mais.

 

ELO de Ação | Fundo Emergencial

A Escola Livre de Arquitetura (ELA) criou um ELO de ação conjunta para auxiliar pessoas em situação de precariedade social em Porto Alegre e região. Com isso, foi lançada uma vaquinha para arrecadar doações para diversos núcleos de apoio, entre eles: 

  • Associação de Mães e Pais pela Democracia (indígenas Kaingang de Nonoai e Guarani Mbya da Ponta do Arado, residentes do Grupo Hospitalar Conceição)
  • Instituto Fidedigna (comunidade da Lomba do Pinheiro, do Morro da Cruz e da Mário Quintana)
  • Práticas Urbanas Emergentes (comunidades da zona norte de Porto Alegre, incluindo a Vila Nazaré)
  • TransLAB.URB (população de rua através da EPA, ocupações do Centro histórico e entidades das Ilhas através do Museu, Colônia de Pescadores Z5 e CAR-Ilhas)
  • Vila Flores (Vila Santa Teresinha, Mulher em Construção e Cooperativa 20 de Novembro)

Clique aqui para fazer sua doação.

 

Segura a onda

Uma página dedicada a compartilhar iniciativas cidadãs de enfrentamento ao coronavírus, inovação social e resiliência cívica em tempos de pandemia. 

O site do Segura a Onda funciona como um guia que reúne páginas com fontes oficiais, informações confiáveis, cuidados e conselhos para a quarentena. É possível seguir @seguraaonda_br também no Instagram.

 

Arquitetos Voluntários

Um ambiente de descompressão para os profissionais da saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi entregue nesta segunda-feira (06/04) pelo coletivo Arquitetos Voluntários. Idealizadora do projeto, a arquiteta Daniela Giffoni conta que a ideia dela e de outros arquitetos foi direcionar o apoio aos profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus. 

O grupo lançou uma vaquinha que tem como meta arrecadar cerca de R$ 60 mil para novos projetos. Clique aqui, conheça a campanha e faça sua contribuição!

 

#ArqJuntos

Contrate um arquiteto e ajude a combater o coronavírus! Essa é a ideia do #ArqJuntos. Na campanha, é possível contratar projetos de Dormitório ou Home Office. O valor é fixo e a metade será doada para entidades e hospitais da sua cidade. Para saber mais sobre a campanha, acompanhe a hashtag #ArqJuntos ou siga os perfis @arqjuntos e @arqjuntos_portoalegre no Instagram.

 

Guia do Home Office | 0E1 Arquitetos

Iniciativas particulares estão fazendo a diferença durante a pandemia. Exemplo disso é a iniciativa do escritório 0E1 Arquitetos, que desenvolveu o e-book Guia do Home Office. O material reúne dicas de como a arquitetura pode tornar o espaço de trabalho dentro de casa mais confortável e produtivo. O e-book está sendo vendido por um valor simbólico e a renda será revertida para a Casa do Menino Jesus de Praga e para o Fundo Solidário para Trabalhadoras Desempregadas e Autônomas. Para saber mais e adquirir o seu exemplar, acesse bit.ly/GuiaHomeOffice0E1.

 

ObservaDR/Covid-19

O Observatório do Desenvolvimento Regional/Covid-19 fortalece dados secundários e mapas temáticos com informações científicas sobre variáveis sociais, demográficas, de infraestrutura e saúde da população e domicílios dos bairros dos municípios de Santa Cruz do Sul e de Venâncio Aires, além de dados e mapas regionais sobre a região do Vale do Rio Pardo.

A intenção é fornecer informações úteis e ao planejamento de ações e à tomada de decisões para a prevenção e combate à pandemia, bem como oferecer informações científicas para a sociedade. A iniciativa conta com o apoio de estudantes, professores e arquitetos e urbanistas de Santa Cruz do Sul e região. Saiba mais.

 

MAIS TESTES | Canto do Povo de Um Lugar

A Casa de Cinema de Porto Alegre, com a apoio de #342 Artes, produziu um videoclipe para lembrar da importância de se ficar em casa e também para arrecadar fundos para a realização, por laboratórios de universidades do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, de mais testes durante a epidemia.

A música “Canto do Povo de Um Lugar” foi cedida por Caetano Veloso. Embora não seja uma ação promovida por arquitetos e urbanistas, é mais uma oportunidade para ajudar:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo