Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Conheça a nova Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/RS

Conheça a nova Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/RS

Print Friendly, PDF & Email

As Comissões do CAU/RS foram conhecidas na primeira Reunião Plenária de 2021, realizada em 04 de janeiro.

A Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) analisa as leis e políticas relacionadas ao tema no Rio Grande do Sul, como a elaboração, revisão e alteração dos Planos Diretores e da legislação vigente. É um trabalho técnico que visa também inserir profissionais de Arquitetura e Urbanismo nas equipes multidisciplinares que compõem os colegiados que debatem Política Urbana e Ambiental nos municípios.

“A CPUA iniciou os trabalhos com desafios importantes sobre a mesa. Existem pautas emergentes em debate na sociedade. Entre os temas elencados como prioritários está a questão do licenciamento – que está sendo debatida local e nacionalmente – e da elaboração e revisão dos Planos Diretores, processo que está começando em muitos municípios gaúchos. Além disso, pretendemos reorganizar as representações do CAU nos conselhos, comissões e municípios, criando o Fórum de Representantes, e acompanhar de perto as ações do CAU com relação à ATHIS, hoje centralizadas no Gabinete de ATHIS”, destacou o novo coordenador da CPUA, arquiteto e urbanista Pedro Xavier de Araujo.

 

Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA)

  • Coordenação: Pedro Xavier de Araujo (Titular) | Débora Francele Rodrigues da Silva (Suplente)
  • Coordenação Adjunta: Ingrid Louise de Souza Dahm (Titular) | Valdir Bandeira Fiorentin (Suplente)
  • Emilio Merino Dominguez (Titular) | Leticia Kauer (Suplente)
  • Orildes Tres (Titular) | Diego Bertoletti da Rocha (Suplente)
  • Evelise Jaime de Menezes (Titular) | Marisa Potter (Suplente)

 

Apresentação | Titulares

Pedro Xavier de Araujo – Arquiteto e urbanista formado pela Universitat Politècnica de Catalunya (2010) e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS (2017). É arquiteto da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Diretor de Relações Sindicais e Institucionais do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) na gestão 2020-2022.

Ingrid Louise de Souza Dahm – Arquiteta e urbanista formada pela UFRGS e especialista em Construções Sustentáveis pelo INBEC/UNICID. Teve vasta atuação no mercado de habitação de interesse social, na coordenação, aprovação e tramitação de projetos de grande porte. Atua no Cuboverde Arquitetura Sustentável, escritório associado na AsBEA-RS, premiado no Saint Gobain de Arquitetura Habitat-Sustentável em 2018 e 2019, e também como 1º lugar em empreendimentos sustentáveis no SINDUSCON PREMIUM 2015. Atua em todos os setores da arquitetura sustentável. Atualmente integra a comissão Baukultur, da Câmara Brasil-Alemanha, promovendo eventos para discussões públicas sobre a qualidade do ambiente construído.

Emilio Merino – Arquiteto e urbanista nascido em Lima, no Peru, formado pela Universidad Nacional Federico Villarreal. Doutor e pós-doutor em Engenharia de Transportes pela Universitat Politécnica de Catalunya (UPC). Possui diversas especializações em planejamento urbano e gestão da mobilidade e transporte na Espanha, Bélgica, França e Peru. Professor visitante no Laboratório de Sistemas de Transporte do PPGEP e PROPUR/UFRGS. Foi funcionário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Atuou na Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Foi gerente de projetos estratégicos de mobilidade da EPTC/POA. Membro de diversas organizações mundiais da mobilidade, como Cities for Mobility, Associação Ibero-americana de Mobilidade Urbana Sustentável (ASIMUS), Rede de Universidades Ibero-americanas de Técnicas de Engenharia Municipal. Consultor sênior de diversas empresas no mundo. Ganhou o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano 2014 pelo SAERGS. 

Orildes Tres – Arquiteta e urbanista formada pela Ulbra e bacharel em Direito, graduada pela UCS. Especialista em Engenharia de Segurança e em Conservação Arquitetônica: Diagnóstico e Intervenção. Sócia proprietária da empresa Cotresi Arquitetura e Engenharia Ltda., que atua no segmento de construção civil, regularização fundiária e incorporação de imóveis. Recebeu da Câmara de Vereadores de sua cidade a Comenda Mérito Silvio Toigo da Construção Civil (2017). Foi presidente da SEAAQ, delegada do IAB, diretora da FNA e do SAERGS, bem como inspetora, conselheira e diretora do CREA-RS. Representou a categoria em diversos conselhos e comissões, em especial ligados a planos diretores, acessibilidade, prevenção de incêndio e patrimônio histórico, além de coordenar comissões comunitárias em Caxias do Sul.

Evelise Jaime de Menezes – Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pelotas (1984). Tem experiência de atuação em escritórios de arquitetura no Rio de Janeiro, Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), bem como atuação em escritórios de arquitetura de Interiores no Rio de Janeiro e experiência de projeto e obra em Barcelona. Arquiteta autônoma atuando na área de interiores desde 2000.

 

  • Pin It


One Response to Conheça a nova Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/RS

  1. Fernando Ávila de Carvalho Leite

    Sou arquiteto e urbanista com 50 anos de atividade profissional.
    Gostaria de manter intercâmbio,enviando assuntos pertinentes fundamentado nos estudos e experiências acumuladas, bem como receber vossass posições, idéias e comentários produzidos pela comissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*