Ética

Conheça a nova Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS

As Comissões do CAU/RS foram conhecidas na primeira Reunião Plenária de 2021, realizada em 04 de janeiro.

A Comissão de Ética e Disciplina (CED) tem o importante papel de zelar e fazer valer o Código de Ética e Disciplina dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo. É na CED que, entre outras funções, muitas denúncias e questões envolvendo profissionais e contratantes são analisadas e julgadas.

A coordenadora da Comissão, Deise Flores, comenta que a CED dará continuidade ao trabalho iniciado em 2018. “Analisar processos ético-disciplinares é a principal função da Comissão. Vamos dar sequência às palestras virtuais aos acadêmicos em Instituições de Ensino Superior e pretendemos promover seminários virtuais aos profissionais, por intermédio das entidades, acerca da observância dos preceitos éticos no exercício profissional”, destaca. Outra proposta da Comissão é promover a inclusão da ética, no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, no cotidiano de crianças do Ensino Fundamental.

 

Comissão de Ética e Disciplina (CED) 

  • Coordenação: Deise Flores Santos (Titular) | Giofranco Angilis Saggin Fonseca (Suplente)
  • Coordenação Adjunta: Márcia Elizabeth Martins (Titular) | Juan José Mascaró
  • Rodrigo Spinelli (Titular) | Maurício Zuchetti (Suplente)
  • Gislaine Vargas Saibro (Titular) | Miguel Antonio Farina (Suplente)
  • Silvia Monteiro Barakat (Titular) | Cristina Gioconda Bastos Langer (Suplente)

 

Apresentação | Titulares

Deise Flores Santos – Arquiteta e urbanista formada pela Unisinos, mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Frederico Westphalen. Possui especialização em Arquitetura de Interiores pela Universidade de Passo Fundo (UPF), especialização em Projetos Arquitetônicos – Arquitetura Moderna pela Universidad Politècnica de Catalunya (UPC), Barcelona – Espanha. Proprietária do escritório Deise Flores – arquitetura & interiores na cidade de São Luiz Gonzaga, voltado a projetos residenciais, comerciais, interiores e paisagismo. Atuou como professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Frederico Westphalen (2015/2016), Erechim (2017) e Santo Ângelo (2018). Atualmente, cursa pós-graduação em NEUROARQUITETURA no IPOG. 

Márcia Elizabeth Martins – Arquiteta e urbanista formada pela Ulbra (1998), especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos pela UFRGS (2005) e mestre em Educação pelo PPGEDU/Ulbra (2014). Atua como docente na Ulbra desde 2010, coordena o curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Canoas, integra a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Canoas (SEACA) e possui experiência profissional em escritório privado, no desenvolvimento de projetos e gerenciamento de obras. De 2010 a 2014, presidiu o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Canoas.

Rodrigo Spinelli – Arquiteto e urbanista formado pela Unisinos (2004), especialista em Arquitetura e Patrimônio Arquitetônico no Brasil pela PUCRS (2008), mestre (2015) e doutor (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. Atua como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Univates e é sócio diretor da SMZ Arquitetura e Engenharia S/S.

Gislaine Vargas Saibro – Arquiteta e urbanista formada pela UFRGS (1984), com 35 anos de atuação profissional e escritório próprio, voltado para Arquitetura de Interiores, desde 1993. Foi conselheira do CREA-RS, coordenou o Fórum das Entidades de Arquitetura e esteve à frente da Comissão Nacional responsável pelo Regimento Geral do CAU, sendo vice-presidente do CAU/BR, e primeira mulher a ocupar o cargo, por três anos. Atuou na Pós-Graduação em Arquitetura de Interiores do IMED em Passo Fundo. Atualmente, preside a Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS).

Silvia Monteiro Barakat – Arquiteta e urbanista formada na Unisinos (1995), com atuação em Arquitetura de Interiores, Arquitetura, Execução de Obras, Avaliação de Imóveis, aprovação e regularização de projetos. Foi presidente da Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil (AAI Brasil/RS) de 2010 a 2017 e é atual vice-presidente da instituição. Coordenou o Fórum das Entidades de Arquitetura e participou do Colegiado Permanente das Entidades no CAU/RS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo: queremos ouvir vocês!

Comissão de Ética e Disciplina terá treinamentos para audiências nos Escritórios Regionais

Ética de cada um, responsabilidade de todos

Pular para o conteúdo