Sem categoria

Conheça a nova Comissão de Ensino e Formação do CAU/RS

As Comissões do CAU/RS foram conhecidas na primeira Reunião Plenária de 2021, realizada em 04 de janeiro.

A Comissão de Ensino e Formação, também chamada de CEF, como o próprio nome já diz, atua na base das questões relacionadas à formação de arquitetos e urbanistas, em especial, a graduação. Uma das principais batalhas da última gestão foi a defesa do ensino presencial e o enfrentamento à formação em Arquitetura e Urbanismo na modalidade 100% Ensino à Distância (EaD). Clique aqui para relembrar as principais conquistas.

A CEF dará continuidade ao trabalho iniciado em 2018 e pretende avançar ainda mais. “Há a questão relacionada ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), o quanto ele pode influenciar na qualidade da formação profissional, e a sequência do debate sobre o EaD em Arquitetura e Urbanismo. Destaque importante também para os Escritórios Modelo (EMAUs) e as orientações quanto as suas atividades”, destaca o mais novo coordenador da CEF, arquiteto e urbanista Rodrigo Spinelli.

 

Comissão de Ensino e Formação (CEF)

  • Coordenação: Rodrigo Spinelli (Titular) | Maurício Zuchetti (Suplente)
  • Coordenação Adjunta: Roberta Krahe Edelweiss (Titular) | Iran Fernando da Rosa (Suplente)
  • Fabio Muller (Titular) | Patrícia Lopes Silva (Suplente)
  • Lidia Glacir Gomes Rodrigues (Titular) | Luiz Antonio Machado Verissimo (Suplente)
  • Rinaldo Ferreira Barbosa (Titular) | Renata Santiago Ramos (Suplente)

 

Apresentação | Titulares

Rodrigo Spinelli – Arquiteto e urbanista formado pela Unisinos (2004), especialista em Arquitetura e Patrimônio Arquitetônico no Brasil pela PUCRS (2008), mestre (2015) e doutor (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. Atua como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Univates e é sócio diretor da SMZ Arquitetura e Engenharia S/S.

Roberta Krahe Edelweiss – Arquiteta e urbanista formada pela UniRitter (2000) e doutora em Projetos Arquitetônicos pela ETSAB/UPC (2008). Atua como docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com experiência também na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Unisinos e UniRitter. Na Unisinos, coordenou e fundou o mestrado em Arquitetura e Urbanismo. É avaliadora de cursos superiores do pelo INEP/MEC e membro do Conselho Editorial das revistas científicas Arquiteturarevista (Unisinos), Petra (Instituto Metodista Izabela Hendrix) e PRUMO (PUC-Rio).

Fábio Müller – Arquiteto e urbanista formado pela UFSM (1999), mestre (2005) e doutor (2011) em Arquitetura pelo PROPAR/UFRGS. Atua como docente e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM – Campus Santa Maria, docente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP/UFSM) e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria (COMPHIC/SM). Além disso, é Diretor Executivo da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA).

Lídia Rodrigues – Arquiteta e urbanista formada pela UFSM (2003), especialista em Arte e Visualidade pela UFSM (2005) e em Recursos Físicos e Tecnológicos pela Fiocruz (2009), mestre (2012) em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela UAM de Madri, na Espanha, e mestranda em Patrimônio Cultural. É servidora do Município de Santa Maria, membro do Coletivo Memória Ativa, conselheira do Conselho de Políticas Culturais de Santa Maria (2020/2021) e presidente do Núcleo Santa Maria do IAB RS.

Rinaldo Ferreira Barbosa – Arquiteto e urbanista formado pela UFRGS (1987), especialista em Arquitetura de Interiores pela UniRitter (2001), mestre em Arquitetura pelo PROPAR/UFRGS (2005). Possui experiência docente na UFRGS, Feevale, UniRitter e Centro Universitário Metodista IPA. Atua no mercado de Arquitetura e Urbanismo como profissional autônomo desde 1987, na área de projetos arquitetônicos, residenciais e comerciais e de Arquitetura de Interiores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo