Sem categoria

Conheça a Comissão de Patrimônio Cultural do CAU/RS

As Comissões do CAU/RS foram conhecidas na primeira Reunião Plenária de 2021, realizada em 04 de janeiro.

A Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC) é uma novidade no CAU/RS. O grupo, que se propõe a debater e defender o fortalecimento de políticas públicas e a preservação do patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, começou com a formação da Comissão Temporária de Patrimônio Histórico (CTPH) na gestão anterior. Clique aqui para relembrar as principais conquistas do período.

Assim, a CPC se propõe a dar continuidade no trabalho já iniciado e busca complementar e ampliar ações, como exemplo, as de Educação Patrimonial, como a Caminhada da Perda. A coordenadora da Comissão, arquiteta e urbanista Márcia Martins, destaca ainda: “desenvolver e consolidar a Rede Estadual de Proteção e Promoção do Patrimônio Cultural, ampliar a articulação do CAU/RS com órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, colaborar e acompanhar o módulo Patrimônio Cultural do app do CAU/RS, trabalhar pela criação e consolidação de normas, documentos ou regramentos técnicos sobre intervenções no patrimônio cultural ou atinentes a esta temática, fomentar e garantir participação de profissionais arquitetas e arquitetos nos conselhos municipais de patrimônio, entre outras pretensões igualmente relevantes”.

 

Comissão de Patrimônio Cultural (CPC)

  • Coordenação: Márcia Elizabeth Martins (Titular) | Juan José Mascaró
  • Coordenação Adjunta: Rodrigo Spinelli (Titular) | Maurício Zuchetti (Suplente)
  • Andréa Larruscahim Hamilton Ilha (Titular) | Marilia Pereira de Ardovino Barbosa (Suplente)
  • Carlos Eduardo Iponema Costa (Titular) | Lucas Bernardes Volpatto (Suplente)
  • Fausto Henrique Steffen (Titular) | Carline Luana Carazzo (Suplente)

 

Apresentação | Titulares

Márcia Elizabeth Martins – Arquiteta e urbanista formada pela Ulbra (1998), especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos pela UFRGS (2005) e mestre em Educação pelo PPGEDU/Ulbra (2014). Atua como docente na Ulbra desde 2010, coordena o curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Canoas, integra a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Canoas (SEACA) e possui experiência profissional em escritório privado, no desenvolvimento de projetos e gerenciamento de obras. De 2010 a 2014, presidiu o Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Canoas.

Rodrigo Spinelli – Arquiteto e urbanista formado pela Unisinos (2004), especialista em Arquitetura e Patrimônio Arquitetônico no Brasil pela PUCRS (2008), mestre (2015) e doutor (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. Atua como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Univates e é sócio diretor da SMZ Arquitetura e Engenharia S/S.

Andréa Larruscahim Hamilton Ilha – Arquiteta e urbanista formada pela UFRGS (1994), especialista em Direito Urbanístico e Ambiental e mestranda em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pela UFSM. Atua como autônoma em projetos arquitetônicos, complementares e execução de obras. Lecionou no curso de Engenharia Civil da Urcamp, em Santana do Livramento. É servidora pública municipal no cargo de arquiteta e urbanista, atualmente na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Coordenou a equipe multidisciplinar de regularização fundiária da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários entre 2013 e 2016. Participa da Comissão de Patrimônio Cultural do Conselho de Planejamento da Cidade.

Carlos Eduardo Iponema Costa – Arquiteto e urbanista formado pela UniRitter (2008), mestre em Avaliação em Impactos Ambientais pela Unilasalle (2014), arquiteto e urbanista concursado da Secretaria de Obras Públicas do Rio Grande do Sul desde 2010 e professor universitário na FTEC desde 2017, com experiência docente em Construção Civil na Escola Técnica Estadual Parobé. Além disso, projeta e executa obras particulares de construção e reformas do segmento residencial, clínicas médicas e hospitalares.

Fausto Steffen – Arquiteto e urbanista formado pela Unisinos (2005). Profissional liberal com escritório em Novo Hamburgo, onde atua no Vale dos Sinos e região, desenvolvendo projetos arquitetônicos e complementares para edificações residenciais, comerciais e industriais, além de elaboração de planilhas da NBR para incorporações e individualizações de edificações. Foi presidente e tesoureiro da Associação de Arquitetos e Engenheiros Civis de Novo Hamburgo (ASAEC-NH) em diferentes gestões.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo