Concursos

Concursos promovem arquitetura de qualidade e movimentam a economia do Rio Grande do Sul

Exemplos como o novo prédio da Fecomércio-RS, Sesc e Senac, o troféu do Prêmio CAU/RS e Iconicidades valorizam a Arquitetura e Urbanismo e seus profissionais.

Foto: JOÃO ALVES/DIVULGAÇÃO/JC

O novo prédio da Fecomércio-RS, Sesc e Senac, localizado no bairro Anchieta, Zona Norte de Porto Alegre, foi objeto de projeto de Concurso Público Nacional de Arquitetura e tema de reportagem especial no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

A mudança para a nova sede administrativa da federação começou durante a pandemia de Covid-19, em julho de 2020. Com investimento de R$ 223 milhões, a obra durou quatro anos e é fruto de um projeto estruturado de planejamento e organização da entidade que comprou, em 2006, o terreno para abrigar a nova “Casa do Comércio” no Rio Grande do Sul.

O Estúdio 41 saiu vencedor do Concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) em 2011. O escritório de Curitiba (PR) já tem um extenso currículo de participações e prêmios em concursos de Arquitetura e Urbanismo, consagrando-se ao vencer concursos como o da nova base brasileira na Antártida, a Estação Antártica Comandante Ferraz, e do Masterplan da Orla do Lago Paranoá, em Brasília (DF).

Além disso, Eron Costin, do Estúdio 41, foi o arquiteto e urbanista responsável por desenvolver o troféu do Prêmio CAU/RS. Ele venceu o Concurso de Esculturas promovido pelo Conselho em parceria com a Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (AEERGS). O troféu é entregue a todos os finalistas do Prêmio, que já está em sua terceira edição. Em 2021, a cerimônia de entrega acontece dia 26 de novembro, no Vila Flores, em Porto Alegre.

O CAU/RS defende a realização de Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo, pois trata-se da modalidade mais democrática de avaliar e selecionar um projeto de qualidade para um serviço técnico especializado.

O IAB RS, por sua vez, é reconhecidamente uma instituição organizadora de Concursos Públicos de Arquitetura. Diversos editais foram ou estão para serem lançados neste final de ano, como o Iconicidades, para projetos em espaços de referência para a cultura gaúcha em Cachoeirinha, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e São Leopoldo, e o de requalificação da Av. 25 de Julho, de Flores da Cunha, com lançamento previsto para o próximo dia 17.

*Com informações do Jornal do Comércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

IAB RS divulga vencedores do concurso Lago Joaquina Rita Bier

2º Edição Concurso de Fotografia CAU/RS: conheça os vencedores

Inscrições abertas: Concurso de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado

Pular para o conteúdo