Cursos

Concurso de ideias convida estudantes e jovens profissionais a projetar um Parklet 4.0

Concurso promovido pelo Portal Projetar em parceria com Superlimão Studio traz uma oportunidade para estudantes e profissionais recém-formados.

Para tornar os dias em casa mais produtivos, devido ao isolamento social que vivemos em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o Portal Projetar convida estudantes e recém-formados em Arquitetura e Urbanismo a criar um parklet que explore as interseções entre arquitetura e tecnologia no âmbito da indústria 4.0.
O vencedor do concurso será premiado em dinheiro e terá a oportunidade de fazer uma imersão durante 30 dias no Superlimão Studio, escritório conhecido pelas suas experimentações tecnológicas em diversas frentes, além de uma anuidade do Sketchup Studio. O edital prevê ainda premiações para os três primeiros colocados e menções honrosas.

As inscrições ficam abertas até dia 18 de maio e o primeiro lote, no valor de R$ 39, segue até dia 03 de abril. O prazo final para entrega das propostas é 25 de maio. Os resultados serão divulgados dia 15 de junho.

Sobre o tema

Home office, educação à distância e videoconferência são algumas formas de interação social mediada pelo digital já bastante comuns e que estão se expandindo devido à necessidade. No entanto, são os novos usos de ferramentas já conhecidas, a aplicação da criatividade na superação da crise, que mais impressiona. As lives nas redes sociais estão servindo para finalidades que vão desde passar sequências de atividade física para os alunos da academia até compartilhar a festinha de aniversário das crianças com os familiares. Conteúdos para ajudar as pessoas a fazer em casa atividades das quais elas dependiam de profissionais estão disponíveis em múltiplas plataformas. Até competições automobilísticas canceladas foram substituídas por disputas de videogame transmitidas na televisão.

Essa interseção entre convívio social e tecnologia, que vemos se desenvolver de formas diferentes em meio à crise que enfrentamos, inspirou o Portal Projetar a propor um desafio arquitetônico que também mistura os dois universos. Imaginando que em um futuro próximo as pessoas voltarão a ocupar as cidades, o concurso convida acadêmicos e recém-formados a imaginar como poderia ser um espaço de convivência urbano que também tirasse partido criativamente das tecnologias disponíveis: um parklet 4.0. O objetivo da iniciativa é provocar a exploração e descoberta de um novo universo de possibilidades projetuais aberto pela revolução digital.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Pular para o conteúdo