Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Combate ao coronavírus: ações e iniciativas do CAU/RS para enfrentar a pandemia

Combate ao coronavírus: ações e iniciativas do CAU/RS para enfrentar a pandemia

Print Friendly, PDF & Email

Ações de Planejamento, Administrativas e Financeiras de adequação à crise e iniciativas de promoção da profissão junto ao Poder Público mobilizam o Conselho gaúcho.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) tem trabalhado para reduzir os impactos da pandemia de COVID-19 sobre os arquitetos e urbanistas e sobre o próprio Conselho, com redução de custos de administração interna e adoção do trabalho remoto. O atendimento aos profissionais e empresas segue operando por telefone e também online, por meio do e-mail (atendimento@caurs.gov.br) e do WhatsApp.

Confira algumas ações já realizadas ou em andamento promovidas pelo Conselho no período de distanciamento social promovido pela pandemia do novo coronavírus:

 

Ações junto ao Poder Público

O CAU/RS ofereceu apoio aos governos e instituições para parcerias no enfrentamento da pandemia:

  • Governo do Estado do Rio Grande do Sul: relação institucional com Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Obras e Habitação, Secretaria da Cultura;
  • Federação das Associações de Municípios (FAMURS): apoio às demandas dos municípios em ações de mitigação dos danos e na busca de recursos para o enfrentamento da pandemia;
  • Fórum de Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul: ações em conjunto nas esferas executivas e legislativas estaduais e federais para inclusão dos profissionais nas políticas de auxílio direto durante a pandemia.

 

Ações de Comunicação

Por meio da divulgação, o CAU/RS apoia ações que promovem oportunidades de trabalho para arquitetos e urbanistas e melhoram as condições de vida de famílias mais vulneráveis, trabalhadores e pequenos empresários, com campanhas de doação de alimento, higiene e outros itens de primeira necessidade.

Ações de mapeamento de projetos sociais e de conscientização – como #UrbanistasContraoCorona, Apoie uma Chefe de Família, da ONG Mulher em Construção, Quartos da Quarentena (IAB RS), ELO de Ação, entre outras – foram reunidas no site e podem ser acompanhadas aqui.

O #FicaDicaCAURS compartilha esclarecimentos sobre o combate à pandemia, informações sobre o Auxílio Emergencial (como orientar profissionais a resgatar o benefício) e dicas de cursos e capacitações, atividades culturais e eventos para acompanhar online e de graça.

Além disso, a Comissão de Ensino e Formação (CEF) deliberou contra a Portaria nº 343/2020 do MEC, reforçando a posição do Conselho contrária ao ensino 100% a distância (EAD), ainda mais da forma desqualificada e irresponsável que está sendo improvisada nesta crise, por diversas instituições.

 

Ações Administrativas, Financeiras e de Planejamento 

  • Implantação, desde o dia 17 de março, do trabalho remoto para 100% dos funcionários, com equipamentos, comunicação em rede e reorganização dos fluxos de trabalho;
  • Realização das reuniões das Comissões e Plenária em formato remoto;
  • Suspensão de prazos processuais e adiamento de obrigações financeiras;
  • Intensificação das ações de fiscalização de forma remota nas mídias e redes sociais, denúncias, editais de licitações e concursos públicos e outros;
  • Elaboração de Plano de Contingência, com redução do orçamento e revisão das ações para o período;
  • Revisão dos projetos aprovados no Edital de Patrocínio das entidades, com suspensão ou revisão e adaptação dos projetos à conjuntura atual, além da radical revisão dos valores aprovados.

Todas as ações adotadas pelo CAU/RS são compartilhadas no site e redes sociais do Conselho. Acompanhe também no Facebook e no Instagram.

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*