Sem categoria

Cinco projetos emblemáticos para Célia Ferraz

Em mais uma edição da série “cinco projetos de arquitetura emblemáticos”, Célia Ferraz, arquiteta e urbanista e conselheira do CAU/RS, apresenta projetos marcantes e inspiradores.

Robie House (1909/1910)

Arquiteto/Escritório: Frank Lloyd Wright

Primeiro projeto que tive de analisar ao entrar na faculdade. E, realmente, essa e as demais casas de Frank Lloyd Wright – como a casa da Cascata – apresentam uma linha de modernidade, impressionante tanto pela forma como pela função, já nos anos de 1910. Atual até os dias de hoje”.

Ville Savoye (1928)

Arquiteto/Escritório: Le Corbusier

“Obra de destaque na história da arquitetura. Fiquei profundamente impressionada ao visitá-la pela atualidade, composição e organização de seu projeto”.

Casa Farnsworth (1945)

Arquiteto/Escritório: Mies van der Rohe

“Desde estudante, os projetos de Mies van der Rohe me marcaram positivamente por sua composição, simplicidade e beleza. Esse projeto, especialmente, sintetiza muito das suas ideias que foram passadas, repassadas e propagadas pela arquitetura moderna”.

Palácio da Justiça (1957)

Arquiteto/Escritório: Oscar Niemeyer

“Um dos projetos mais belos e mais interessantes desse arquiteto e da arquitetura moderna, realizado junto a outras obras de igual importância para Brasília, quando criada para ser a nova capital do Brasil”.

Museu de Bilbao (1992)

Arquiteto/Escritório: Frank Gehry

“Para mim, essa é uma das obras mais impressionantes da atualidade. Sensibiliza diante do contraste entre a complexidade de sua arquitetura do exterior e a leitura simples que é possível se fazer de seu interior”.

Uma resposta

  1. Coincidentemente os primeiros quatro projetos fizeram parte da minha formação profissional na Unisinos no período de 1975 à 1980.
    Demais…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo